Importância da valorização de profissionais de creches é destacada em audiência

Publicado em Quinta, 26 Outubro 2017 14:58

imagem materia creche

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Brasil precisa investir mais na formação e valorização dos profissionais de educação, defenderam as senadoras Lúcia Vânia (PSB-GO) e Marta Suplicy (PMDB-SP) durante audiência pública, nessa quarta-feira (25), sobre o tema “Acolher, cuidar e educar na primeira infância: por que precisamos de profissionais mais qualificados”.

O debate, que integra a programação da 10ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, foi promovido em conjunto pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE), Assuntos Sociais (CAS) e Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A presidente da CE, Lúcia Vânia, ressaltou que existem leis e normas para assegurar investimentos na formação de profissionais de educação como o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), mas essa previsão legal não tem sido aplicada na prática:

— Investir no professor é um dos caminhos mais seguros para melhorar a educação. Infelizmente ainda é um plano. A contínua desvalorização dos profissionais de educação ajuda a explicar o desempenho negativo dos estudantes brasileiros em testes internacionais — argumentou.

A senadora citou como exemplo para o Brasil o caso de Cingapura, que a partir dos anos 1990 capitaneou um projeto de país focado na valorização de professores e hoje é apontada como a nação com melhor educação do mundo. Em 2016, o país ficou em primeiro lugar em todas as disciplinas avaliadas pelo Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Pisa). O Brasil, por sua vez, obteve posições baixas em todas elas, com um desempenho inferior à avaliação de 2012, e abaixo da maioria dos países da América Latina.

Baixa Qualificação

A presidente da CAS, senadora Marta Suplicy observou que ainda é muito comum a presença de funcionários sem qualificação formal em atuação em creches. Ela relatou que em 2001, quando assumiu a Prefeitura de São Paulo, ficou bastante surpresa ao constatar que metade das profissionais que atuavam nas creches municipais não tinham concluído sequer o ensino fundamental.

— Foi um susto. Ao mesmo tempo, muitas estavam naquela profissão fazia 15 ou 20 anos e muitas eram totalmente adequadas no carinho e no aconchego, que muitas vezes é a qualidade mais importante. Providenciamos cursos na USP para que esses anos de experiência fossem complementados com um diploma — contou a senadora.

Ainda hoje é comum encontrar creches onde os profissionais têm experiência, mas carecem de conhecimento acadêmico segundo Jairo Werner Júnior, professor de psiquiatria da infância e adolescência da Universidade Federal Fluminense. Ele defendeu um modelo de ensino que reúna prática e teoria para que os profissionais possam auxiliar o desenvolvimento da criança de forma plena.

— Existe ainda muito essa ideia de que com criança basta apenas a prática. Existem também muitos cursos que ficam só na teoria — assinalou.

Os investimentos na educação durante a primeira infância refletem no desenvolvimento do país e resultam em melhores indicativos econômicos e sociais conforme apontou a francesa Alexandra Déprez, que é doutora em psicologia clínica e mestre em psicologia da criança e do adolescente. Segundo ela, a educação da criança é papel de toda a sociedade.

— Um país que não investe em educação não tem futuro — concluiu.

(Agência Senado, 25/10/2017)

 
 
  22/10/2018
Boletim CNTE 823
Brasil tem a chance de mostrar ao mundo como defender a democracia
INFORMATIVO CNTE 823  
 
 
Videoconferência Reforma Tributária Solidária (06/08/2018)
 
 

Programa 605: Vidas Negras Importam - Dia da Consciência Negra

 
 

Nota Pública: Lei da Mordaça (“Escola Sem Partido”) é inconstitucional, antidemocrática e antipedagógica

 
  Acesse a agenda de mobilizações da CNTE
 
  Acesse nossa galeria de fotos
 
  Disponível na Google Play e App Store
 

 VEJA MAIS NOTÍCIAS
A cada três anos, o Sindipema realiza o Congresso dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju, órgão máximo deliberativo do sindicato. Neste ano, a conferencia acontece nos dias 22,23 e 24 novembro. Os...
O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) – constituído por 26 fóruns estaduais e um fórum do Distrito Federal – movimento social de luta pelo direito à...
Professores/as e funcionários/as de escolas públicas comparecem às urnas em todo o Espírito Santo, nesta segunda (19) e terça-feiras (20) para escolher os novos gestores do SINDIUPES-Sindicato dos Trabalhadores em...
A Audiência Pública aconteceu no dia de hoje (19 de novembro de 2018), no período da manhã, e teve como objetivo colher as contribuições das entidades educacionais para aprimoramento do texto enviado pelo...
O Abraço Negro, projeto original do Movimento Negro Unificado (MNU) e, abraçado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO), chega a sua 18ª edição em 2018, homenageando as...
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos profissionais do setor público da educação básica brasileira, confere o seu mais irrestrito APOIO ao...
Confira os principais ataques da ampliação do pacotaço de Greca No final de outubro, Greca protocolou uma série de projetos que ampliam as maldades sociais do pacotaço aprovado sob forte repressão no ano...
Projeto que institui o Escola Sem Partido e proíbe "doutrinação ideológica" de alunos está em discussão na Câmara. Professores e procuradora federal lutam para que a questão não vire...
A Diretoria do Sintero solicitou uma reunião de urgência com a Secretaria de Estado da Educação para cobrar ações efetivas de combate à violência contra profissionais da educação nas...
A Internacional da Educação da América Latina (IEAL) realizou, nos dias 12 e 13 de novembro, em San José da Costa Rica, a reunião do Comitê Regional e do Conselho de Presidências e Secretarias Gerais das...
Na última quarta-feira (07/11), a Justiça mineira aprovou uma liminar de despejo de 450 famílias sem-terra do acampamento Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio, no sul de Minas Gerais. Estas famílias...
De cabeça erguida, com a consciência de que a luta nunca deixou de ser feita, trabalhadores e trabalhadoras do município de Maceió decidiram, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (13), pelo...
Leia mais 
  Revista Mátria Programa de Formação Funcionários da educação Cadernos de Educação Pesquisas  
   
  Outras publicações 
 
   
   
  Mais eventos 
         
Outras campanhas 
         
         
         
         
 
 
             
INSTITUCIONAL LUTAS TABELA SALARIAL DOCUMENTOS LEGISLAÇÕES COMUNICAÇÃO FALE CONOSCO
             
- A CNTE - A Lei do Piso   - Caderno de Resoluções - Educacional - Notícias  
- Diretoria 2017/2021 - Cartilha do Piso   - Estatuto - Pesquisar - Giro pelos Estados  
- Entidades Filiadas - Propostas Diretrizes   - Moções   - CNTE Notícias  
- Secretarias de Carreira   - Notas Públicas   - Educação na Mídia  
  - Livreto Diretrizes       - Releases  
  e Carreira          
  - A Lei do PNE          
  - Cartilha do PNE    

CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Endereço: SDS, Edifício Venâncio III, Salas 101/106
CEP: 70393-902 - Brasília-DF
E-mail: cnte@cnte.org.br

Telefone: +55 (61) 3225-1003

  - Royalties do Petróleo    
       
       
       
       
       
       
       
       
       
2014© Todos os direitos reservados.