Publicado em Segunda, 04 Dezembro 2017 11:19

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos profissionais do setor público da educação básica brasileira, torna pública a sua preocupação com os resultados das eleições presidenciais ocorridas em Honduras, no último dia 26 de novembro.
Notícias de órgãos de imprensa nacionais e internacionais dão conta de que o atual mandatário do país, Juan Orlando Hernández, candidato à reeleição para o cargo de Presidente da República, está relutante em reconhecer a derrota apontada nas apurações preliminares das urnas. As últimas notícias que chegam ao Brasil dão conta de que, já perpassados 68% de seções eleitorais apuradas em todo o país, o candidato Salvador Nasralla, da coalizão de esquerda chamada “Alianza de Oposición”, está praticamente eleito com 45% dos votos, contra 40% do candidato à reeleição.
Paralelo a isso, surgem denúncias de cunho internacional, obtidas através da revista britânica “The Economist”, em que gravações indicam membros do partido do presidente em reunião para fraudar as eleições, a partir de ensino e compartilhamento de técnicas para alcançar tal fim.
É com grande preocupação que a comunidade internacional acompanha o desenrolar dessas eleições. Não seria diferente com os educadores/as brasileiros/as.
Exigimos respeito à soberania do voto! Ficaremos atentos ao desenrolar dos acontecimentos, de modo que, caso a vontade do povo hondurenho não seja respeitada por algum motivo, denunciaremos tal aberração em todas as tribunas nacionais e internacionais a que temos acesso e espaço de fala e interlocução.
Com votos de respeito ao processo democrático, já tão atingido e maculado tanto em Honduras como no Brasil, exigimos o cumprimento leal dos resultados das eleições!
Brasília, 29 de novembro de 2017
Diretoria Executiva da CNTE