No dia 07 de Setembro de 1822 a história nos conta que a Independência do Brasil foi proclamada. Mas precisamos perguntar a essa mesma história, quantos de nós seguimos fora desse projeto de liberdade?

Mulheres, população negra, povos indígenas, povos ciganos, camponeses, pobres e marginalizados, pessoas sem teto e sem terra, pessoas LGBTS, pessoas com deficiência que lutam insistentemente neste país, ainda, de alguns poucos. Com essa pergunta, que também é um apelo, também nos proclamamos, mais uma vez, engajados em uma luta que ainda não acabou.

É por isso que damos as boas-vindas ao Canal do Portal do Bicentenário no Youtube. O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em rede por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por todos os campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho.

É com alegria que convidamos vocês a acompanhar nossas redes – veja os vídeos a seguir.