2020 04 22 giro sinteal

A luta em defesa da educação pública continua cada vez mais necessária no Brasil e, particularmente, em Alagoas. Mesmo com as limitações da quarentena (isolamento social na luta contra o novo coronavírus), a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) organizou uma vasta programação virtual para fomentar o debate sobre importantes temas relacionados à educação pública. A 21ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública acontece entre os dias 23 e 30 de abril em todo o país. Em Alagoas, o Sinteal ficou responsável por uma programação local incluindo lives e webinários (transmissões ao vivo nas mídias sociais), além de debates a partir das publicações nas diversas redes.

Está programada para as 10hs desta quinta-feira (23), a atividade de abertura, com a presença da presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, a professora Edna Lopes, diretora-adjunta de Assuntos Educacionais do Sinteal, e a vice-presidenta da CNTE, Marlei Fernandes. No debate do tema “Educação e Conjuntura frente o COVID-19 - Opção pela vida”, as dirigentes trarão informações sobre a realidade dos/as trabalhadores/as em educação neste momento que estamos vivendo, levantando questionamentos e apresentando posicionamentos e reflexões necessárias para o conjunto dos/as educadores/as e a sociedade.

Nos dias que se seguem, abordaremos temas específicos como Educação à Distância, financiamento da educação (defesa do FUNDEB) e a luta dos/as funcionários/as de escola (confira a programação completa na imagem de divulgação). No final da semana, a direção do Sinteal segue a programação da CNTE reproduzindo a indicação de filmes e documentários com temas relacionados à educação, para assistir, debater e comentar. A proposta é que os dirigentes levem o debate, na forma de comentários, para suas mídias sociais, chegando a um maior número de interações e participantes.

Sobre a Semana da Educação

Anualmente, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e seus sindicatos filiados promovem uma semana de debates com trabalhadores/as em educação e a sociedade em que abordam os rumos da Escola Pública em uma concepção de atendimento educacional com qualidade e para todos.

Nesta 21ª edição da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, a programação é formada por atividades diárias, de 23 a 30 de abril, que deverão ser realizadas de modo virtual devido às condições de distanciamento social e quarentena, decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O tema "A Importância da Educação para a Vida!" reflete essa conjuntura em que a saúde de todos depende do aprendizado coletivo de valores humanos como os da solidariedade, cooperação e união.

(Sinteal,22/04/2020)