PAULO FREIRE

2019 11 12 vencontro ieal

No próximo dia 2 de dezembro, as atividades do Encontro Regional da Rede de Trabalhadores da Educação da IEAL começarão na cidade de Curitiba (PR) e no dia 3 de dezembro, iniciará o V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano. A Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) organiza os dois eventos com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação do Brasil (CNTE).

O Comitê Regional da Educação Internacional da América Latina convidou suas organizações afiliadas na região a participar das atividades do V Encontro do Movimento Pedagógico da América Latina (MPL) na cidade brasileira, de 3 a 5 de dezembro. A Rede de Trabalhadores da Educação terá sua Reunião Regional antes do V Encontro do Movimento, nos dias 2 e 3 de dezembro.

Representantes de organizações sindicais na América Latina refletirão sobre questões de gênero e direitos das mulheres. A Reunião Regional da Rede de Trabalhadores da Educação encerrará o trabalho realizado durante o ano de 2019, no qual foram realizadas Reuniões Sub-regionais em Santo Domingo, Bogotá e Assunção, com a participação das Secretarias de Gênero e Igualdade das organizações afiliadas à IEAL.

No dia 3 de dezembro, começará o V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano, para prosseguir com o trabalho anteriormente realizado nas reuniões realizadas em Bogotá, Recife, San José e Belo Horizonte.

O legado de Paulo Freire

O V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano é inspirado no legado do pedagogo brasileiro Paulo Freire. “Luto por uma educação que nos ensine a pensar e não por uma educação que nos ensine a obedecer”, é o lema escolhido para o evento, motivando a luta das organizações sindicais no setor educacional da América Latina. O encontro faz parte das atividades de preparação para a comemoração do centenário do nascimento de Paulo Freire no ano de 2021.

O Movimento Pedagógico Latino-americano é uma estratégia política organizacional para propor políticas públicas educacionais alternativas a partir da perspectiva dos sindicatos. É promovido pelo Comitê Regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e executado pelo escritório regional do IEAL com o apoio de suas organizações afiliadas.

A defesa de uma educação pública, laica e de qualidade, como direito social garantido pelo Estado, é uma das principais lutas do MPL, juntamente com o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores da educação.

O encontro é realizado em Curitiba como uma demonstração de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve preso na cidade do Paraná por motivações políticas e hoje se encontra em liberdade após recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas redes sociais e no site da Educação Internacional, você pode acessar todas as informações do Encontro Regional da REDE e do V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano, de 2 a 3 e de 3 a 5 de dezembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS: