HOMENAGEM

 

2021 11 24 nota heleno ufpe
Na última terça (23), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (Consuni UFPE) aprovou a concessão da Condecoração Paulo Freire a cinco instituições e três pessoas físicas. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, foi um dos selecionados, ao lado do cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho e da professora do Centro de Educação (CE) Maria Eliete Santiago.

As instituições contempladas são o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), o Centro de Criação Galpão das Artes, o Centro de Formação Paulo Freire (CFPF) do Movimento Sem Terra (MST/Fazenda Normandia), o Centro de Saúde Alternativa Muribeca (Cesam) e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire).

As candidaturas foram recomendadas por uma comissão de avaliação que integra as comemorações do centenário do nascimento do educador recifense na UFPE. A comissão protocolou, no total, 12 candidaturas em resposta à chamada pública divulgada em 31 de agosto.

A seleção levou em conta critérios como contribuição ao desenvolvimento para as áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia, além de atividades inspiradas em Paulo Freire ou que se aproximam de princípios e valores originários do pensamento freireano.

Também foi considerada, na escolha das propostas, a distribuição geográfica dentro do Estado, de forma a contemplar candidaturas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. A cerimônia de entrega das medalhas será realizada no próximo mês, em data a ser definida.

Centenário Paulo Freire

A CNTE incorpora ao seu calendário de atividades a Jornada Latino Americana de luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e emancipadora, contra a mercantilização e privatização: rumo ao centenário de nascimento de Paulo Freire.

Convocada pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL) e pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO) em 2017, esta mobilização continental defende a memória de Paulo Freire, nosso patrono nacional da educação, tão atacado nos dias de hoje no país. As comemorações do centenário do nascimento de Paulo Freire ocorreram em setembro de 2021 e foram transmitidas online – assista aqui a cerimônia do dia 19 de setembro e aqui para ver os debates do dia 20 de setembro).

(Com informações da Ascom/UFPE)