Escrito por: CNTE
Publicação destaca os impactos da Nova Gestão Pública na educação básica, experiências pedagógicas inovadoras e a resistência docente frente às políticas neoliberais
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação acaba de lançar a edição v.19, n.44 (maio-agosto de 2025) da Revista Retratos da Escola, publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Formação (Esforce) da CNTE.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A REVISTA, EM PDF.
Com mais de 400 páginas, a revista traz um dossiê temático contundente sobre os impactos da Nova Gestão Pública (NGP) na educação básica brasileira, além de artigos, relatos de experiência e reflexões sobre temas urgentes da educação pública.
Sob o editorial provocativo “Um outro mundo é possível?”, a edição denuncia os efeitos do capitalismo neoliberal, da destruição ambiental e da desumanização promovida pela inteligência artificial, reafirmando a defesa da educação pública, democrática e emancipadora.
O dossiê central analisa como a NGP tem transformado a gestão educacional em diversos estados, com destaque para:
A revista também aborda temas como:
A edição reafirma o papel da Retratos da Escola como espaço de resistência, crítica e construção coletiva de saberes, valorizando práticas pedagógicas transformadoras e denunciando políticas que ameaçam a educação pública.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A REVISTA, EM PDF.