Escrito por: SINTEAL

[AL] Sinteal leva maior delegação do Nordeste à Marcha em Brasília

SINTEAL

O Sinteal organizou, desde a última segunda-feira (27), uma expressiva caravana para participar da Marcha Nacional contra a reforma administrativa, em Brasília. Saindo de vários lugares de Alagoas, trabalhadoras e trabalhadores da educação reforçaram a luta de milhares de servidores públicos, ameaçados pela reforma proposta no Congresso.

Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, explica a urgência da pauta. “Saímos diretamente de Alagoas em uma caravana com mais de 30 pessoas. Nós que trouxemos a maior caravana entre os sindicatos da educação do Nordeste para dizer não à reforma administrativa, para dizer não ao desmonte dos serviços públicos, para dizer que queremos sim um concurso público, para dizer que somos contra o clientelismo, somos contra o desmonte das carreiras. Queremos concurso público, queremos estabilidade para que os políticos, pra que lideranças locais não tentem intervir no nosso serviço que precisa ser imparcial em prol da nossa população”

A marcha seguiu do Museu Nacional percorrendo a explanada dos ministérios onde ocorreu o ato de luta. Uma das participantes da delegação foi a presidenta do Núcleo Regional do Sinteal Matriz, Olívia dos Santos. “A reforma que tira todos os direitos dos nossos trabalhadores, sindicato está junto nessa luta, não abre mão dos direitos das trabalhadoras. Estamos aqui pra dizer não”, disse ela.

Conhecida como PEC 38, a proposta de reforma administrativa deve ser derrubada com luta, porque traz prejuízo a todos e todas que usam ou atuam nos serviços públicos. “Vem para descaracterizar o serviço público, ela vem pra retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e, principalmente, da população. Política pública não se faz com redução de direitos, com redução de condições”, disse Girlene Lázaro, da direção executiva do Sinteal e da CNTE.

E por falar em CNTE, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação mandou recado para todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação em Alagoas. “Estamos convocando cada uma e cada um de vocês pra repercutir essas marchar em cada município do estado de Alagoas vamos marchar em cada município contra a proposta de emenda número 38, que trata da reforma administrativa, que diz que quer modernizar o estado brasileiro, mas é mentira. Quer destruir o papel do Estado brasileiro de cuidar de políticas públicas em nosso país”, disse Heleno Araújo.