Escrito por: CNTE
O grupo tem o objetivo de assessorar o MEC na criação e implementação da Política Nacional da Educação Bilíngue de Surdos
Fotos: Ângelo Miguel e Fábio Nakakura/ MEC
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC empossou, na última terça-feira (22), os membros da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS). A CNTE esteve presente no evento, que aconteceu na sede do MEC, em Brasília, representada pelo seu presidente e também coordenador do FNE, Heleno Araújo.
A cerimônia foi realizada durante a abertura do evento "Resgatar a Educação que nós Surdos Queremos": construir e legitimar a Política Nacional da Educação Bilíngue de Surdos como modalidade de ensino, que ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto.
O grupo, instituído pela portaria nº 993/23, é formado por representantes do governo e da sociedade civil, com o objetivo de assessorar o Ministério da Educação na formulação e implementação da Política Nacional da Educação Bilíngue de Surdos e promover ações educativas para a comunidade bilíngue de surdos, surdocegos, pessoas com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação, ou com outras deficiências associadas.
Durante o evento, a secretária da Secadi, Zara Figueiredo, reiterou a importância da participação social como forma de dar forças na elaboração dessas políticas públicas nos trabalhos democráticos da Secretaria junto à comunidade bilíngue de surdos. “Se esse espaço de participação entende que temos que resgatar, construir, legitimar, fortalecer, seja qual for o verbo que usamos, quero que vocês saibam que a Secadi está pronta para fazer isso com vocês, porque essa é a nossa compreensão do que é política pública”, comentou.
Para o diretor de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secadi, Falk Soares, a posse simboliza um marco histórico que foi atingido graças ao movimento da comunidade bilíngue de surdos. “Nesse momento, a nossa diretoria recebe, com muita satisfação, essa comissão, que visa, com a Secadi, por meio da participação da sociedade civil, construir e legitimar a educação bilíngue de surdos”, mencionou.
Além de participarem da apresentação dos membros da comissão, representantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Defensoria Pública da União (DPU) contribuíram para os painéis e diálogos junto aos integrantes das secretarias do MEC durante o evento.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secadi.