Escrito por: CNTE
Encontro virtual fortalece mobilização e troca de experiências
O Coletivo de Aposentados/as da CNTE se reuniu na última terça-feira (30) para falar sobre a Conferência Nacional Livre da Pessoa Idosa, a terceira edição da revista Vitalidade e o calendário de mobilizações da categoria.
O encontro virtual reuniu representantes de 28 sindicatos filiados à Confederação de todas as regiões do país e contou com a participação da secretária-geral da CNTE, professora Fátima Silva.
Conferência Nacional Livre da Pessoa Idosa da CUT
As Conferências Nacionais dos Direitos da Pessoa Idosa são instâncias de debate, avaliação e formulação de políticas públicas e têm papel estratégico na construção coletiva de diretrizes para o enfrentamento dos desafios do envelhecimento no Brasil.
Previstas na Constituição Federal, na Política Nacional do Idoso (1994), no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003), que define em seu artigo 1º a pessoa idosa aquela com idade igual ou superior a 60 anos, as conferências são espaços democráticos que reúnem representantes do poder público e da sociedade civil em torno de propostas para assegurar direitos e promover a qualidade de vida da população idosa.
Nacionalmente está sendo organizada pela CUT, por meio de sua secretaria nacional, a Conferência Livre Nacional. Programada para ocorrer entre os dias 12/08 (abertura) e 13/08 (debates e encaminhamentos). O evento acontecerá em formato híbrido, com coordenação em São Paulo e virtualmente pela plataforma Zoom.
A proposta tem como objetivo elaborar, a partir do protagonismo da população 60+, propostas de políticas públicas estruturantes destinadas à população idosa, fortalecendo ao mesmo tempo a ação sindical da CUT no campo organizativo deste público e na busca pela efetividade destas políticas.
Segundo Diego Romano, assessor da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa da CUT, a conferência será um espaço estratégico para garantir a participação dos aposentados e aposentadas na formulação de políticas públicas: “A conferência livre terá condições de apresentar resoluções e delegados para a etapa nacional, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos”, explicou.
6ª CONAPIDI
A Conferência Livre Nacional da CUT é uma das etapas da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONAPIDI), prevista para ocorrer de 16 a 19 de dezembro de 2025, em Brasília. Veja o cronograma completo com as novas datas:
A orientação do coletivo é que sindicatos e núcleos organizem grupos para acompanhar os debates e mobilizar o maior número possível de aposentados, tanto para esta Conferência Livre Nacional organizada pela CUT, como para o evento previsto para ocorrer em dezembro.
Revista Vitalidade
Outro tema abordado da reunião foi a apresentação de informações finais sobre a produção da terceira edição da Revista Vitalidade, publicação voltada ao público anual da CNTE voltada para trabalhadores aposentados da educação.A equipe de comunicação esclareceu dúvidas a respeito do envio das reportagens por parte das entidades e disse que o periódico deve ser lançado em setembro de 2025.
Saudações
Em sua saudação, a secretária-geral da CNTE, Fátima Silva, ressaltou o papel estratégico do coletivo:“É um dos grupos mais atuantes da CNTE. Em todos os sindicatos filiados, há trabalhos específicos com trabalhadores aposentados. São pessoas que seguem na luta mesmo após a aposentadoria, sendo referência na defesa da educação e dos direitos sociais”, afirmou.
A reunião foi concluída com informes sobre o calendário de lutas da CNTE, incluindo a mobilização contra o confisco previdenciário e pela valorização dos aposentados.
O coordenador do coletivo, Sérgio Kumpfer, destacou a importância da união da categoria para o grupo. “Com esforço coletivo, a gente sempre caminha mais longe. Juntos, somos mais fortes”, enfatizou.