Escrito por: Redação

Concurso Juventude que Muda a Educação Pública 2024: inscreva-se!

Conheça o edital e ajude a divulgar na sua escola

Estão abertas as inscrições para a nova edição do concurso Juventude que Muda a Educação Pública da CNTE. De 25 de setembro a 5 de dezembro, trabalhadores/as da educação de escolas públicas de todo o Brasil, com idade até 35 anos, podem inscrever projetos que contribuem com a melhoria do ensino e promovem impacto social relevante nas comunidades.

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Ao comentar a importância do concurso, o coordenador do Coletivo da Juventude da CNTE, Bruno Vital, lembra que o objetivo principal é valorizar boas práticas em todas as regiões do país.

“Com o concurso, temos a oportunidade de nos aproximarmos desses profissionais e jogar luz sobre a juventude e como ela tem se organizado, o que tem feito e como consegue produzir e inovar”, explica.

De acordo com o edital, serão premiadas cinco iniciativas emancipadoras promovidas por jovens em seus locais de trabalho e comunidades escolares em todo o território nacional. Além da idade, o profissional deve trabalhar em algum estabelecimento de ensino municipal ou estadual para concorrer.

“Este ano, estabelecemos critérios ainda mais específicos para escolher os projetos vencedores”, pontua Bruno. São eles: respeito aos Direitos Humanos, elaboração autoral, vinculação à pedagogia Freireana, impacto social, fortalecimento da democracia e da cidadania, tempo de execução e número de beneficiados. 

Luiz Felipe Krehan, que também pertence ao Coletivo da Juventude da CNTE, relembra que, no ano passado, não foi uma tarefa fácil escolher os melhores entre as dezenas de concorrentes. “ Foi muito importante para nós a primeira edição do concurso. Foi maravilhoso pra nós ter contato com eles na Conae 2024, uma experiência muito gratificante, tanto para nós que organizamos, como para os ganhadores”, diz. 

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Premiação

Os trabalhos selecionados serão apresentados presencialmente no Encontro Pré-Congressual da Juventude da CNTE, em 2025, com data e local ainda a serem definidos.