Escrito por: CNTE
Confira imagens das manifestações
Foto: Roberto Parizotti
No fim da tarde desta segunda-feira (9), manifestantes em várias cidades por todo o país foram às ruas para dar uma resposta contundente não somente aos atos terroristas aos prédios dos Três Poderes em Brasília, no domingo (8), mas também em defesa da democracia e para reforçar a punição a todos os responsáveis pela onda de baderna que tomou de assalto país desde o dia 30 de outubro, após o resultado das eleições 2022 que elegeram Luís Inácio Lula da Silva, derrotando o então presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Os ataques do domingo chocaram a sociedade, que repudiou a onda de violência que vem sendo praticada pelos terroristas bolsonaristas.
Indignados com a derrota, seguidores do ex-presidente montaram acampamentos em frente a quarteis do exército e desde então, na contramão do processo democrático brasileiro, têm pedido intervenção das Forças Armadas para um golpe de Estado no país.
Organizadas ainda nesta segunda, pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, pelo Fórum das Centrais Sindicais, estudantes, partidos políticos e outras organizações, as manifestações desta segunda-feira tiveram o demonstrar aos terroristas – bolsonaristas radicais que já mostraram que a arruaça, a violência e a baderna são suas táticas – que a democracia prevalecerá e todos os precursores da onda de ódio promovida por seu líder, Jair Bolsonaro, serão punidos.
Confira imagens das manifestações:
Em São Paulo, o ato fechou a Avenida Paulista, reunindo milhares de manifestantes, que ficaram sabendo na hora que a manifestação estava acontecendo e se dirigiram ao vão livre do MASP, local da concentração. Não somente a militância, mas o conjunto da sociedade marcou presença no ato, que teve início antes mesmo do horário marcado – 16h.
2023 01 10 parizotti 02
Foto: Roberto Parizotti
2023 01 10 cut sp
Foto: CUT/SP
>> Clique aqui para ler a matéria completa no portal da CUT Brasil
(CUT Brasil, André Accarini e Rosely Rocha, 10/01/2023)