Escrito por: CNTE

CPERS: Para os aposentados gaúchos a luta continua

REVISTA 170923  

O Departamento de Aposentados do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) tem como objetivo cuidar dos interesses daqueles que dedicaram a vida à educação. Um espaço para pensar políticas que visem a valorização e respeito para aqueles que estão aposentados ou em vias de se aposentar.

Os atos contra o desconto da previdência, a valorização salarial para todos os aposentados e aposentadas, com ou sem paridade, e a luta pelo IPE Saúde público, solidário e de qualidade, são algumas das ações atuais do Departamento, em busca de uma aposentadoria que garanta um descanso digno.

O CPERS segue firme na luta para que professores, professoras, funcionários e funcionárias de escola, da ativa e aposentados, tenham seus direitos assegurados. Os aposentados e aposentadas do Sindicato são parte valorosa e aguerrida da categoria e, normalmente, os primeiros a estar presentes na luta pelos direitos e valorização de todos os educadores.

Encontros dos Aposentados

O Departamento dos Aposentados do CPERS realiza, anualmente, os Encontros Regionais nos 42 núcleos do Sindicato, que culminam no Encontro Estadual dos Aposentados, reunindo educadores e educadoras de todo o Rio Grande do Sul. 

A iniciativa leva até aos aposentados e aposentadas informações sobre o cenário político, as lutas e as mobilizações da categoria, palestras sobre o bem-estar e saúde, informações jurídicas, além de entretenimento e cultura, através dos concursos de poesia, teatro e dança.

Na atividade

As principais atividades do CEPERS, previstas para esse ano, são: Encontros Regionais envolvendo os 42 núcleos do CPERS; Encontro Estadual; Debates sobre as principais pautas que envolvem os aposentados e aposentadas; Formação política e cultural com aposentados e aposentadas de todos os 42 núcleos; Esclarecimentos e informações com o apoio da assessoria jurídica do Sindicato. Além disso, o Sindicato está sempre empenhado em fomentar para que aposentados e aposentadas sejam vozes ativas na entidade e em todos os campos da sociedade.