Escrito por: CNTE

Educadores se solidarizam com o SINPMOL e com as artistas Eduarda e Gleyce

Educadores de todo o Brasil se solidarizam com o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda – SINPMOL e com as artistas Eduarda e Gleyce

Redes Sociais/SINPMOL

A Campanha Salarial dos professores e das professoras da rede de ensino municipal de Olinda tem enfrentado desafios para além das dificuldades de negociação com a Prefeita Mirella Almeida (PSD). Os avanços que a categoria conseguiu ao instituir as comissões que debaterão, por exemplo, a gestão democrática e a reforma urgente dos prédios de escolas do município pernambucano não se refletem, no entanto, com as agressões machistas, transfóbicas e racistas que um vídeo postado pelo SINPMOL com as artistas de Olinda Eduarda e Gleyce vem sofrendo.

Artistas negras e trans que protagonizaram de forma criativa e artística no vídeo postado nas redes sociais do sindicato, em que a categoria dos professores e das professoras da cidade cobram o investimento nas escolas da cidade de forma alegre e inclusiva. A cidade que se projeta ao Brasil inteiro por sua diversidade no período de Carnaval, e que atrai milhares de turistas de todo o Brasil e do mundo, não pode jamais compactuar com esse tipo de comportamento de gente que, anonimamente, se sente autorizada a proferir seus ódios mais obscuros.

Os/as educadores/as de todo o Brasil se solidarizam com as artistas Eduarda e Gleyce, afirmando nosso direito à diversidade e à liberdade plena. A educação sempre será a trincheira em defesa de um mundo plural, inclusivo e muito colorido. Estamos juntos com as artistas de Olinda e com o conjunto dos/as professores/as representados/as por este importante sindicato, que não se calará diante da intolerância de gente raivosa e frustrada.

Brasília, 04 de julho de 2025
Direção Executiva da CNTE