Escrito por: SINDIUPES
Professores/as, dirigentes sindicais e militantes capixabas marcaram presença na Roda de Conversa – Educação pelos Direitos LGBTQIA+, realizada pelo Coletivo da Diversidade Sexual do SINDIUPES no dia 28 de agosto de 2025, no auditório do Sindicato, no Centro de Vitória.
O evento teve como objetivos debater as diversas realidades vivenciadas pelas pessoas LGBTQIA+ no âmbito escolar e na sociedade em geral e reafirmar a defesa dos direitos humanos e da dignidade dos/as estudantes e profissionais da educação LGBTQIA+.A abertura da atividade contou com apresentação de vídeo de boas-vindas com falas do diretor da APP-Sindicato/Paraná, professor Clau Lopes, e do presidente do Grupo Aliança Nacional, Toni Reis.
Para contribuir e fortalecer o debate, a Roda de Conversa contou com palestras de Girlandia Conceição dos Santos, chefe de Divisão de Política Afirmativa na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIR) da Serra/ES, e de Alice Rena, professora da Rede Municipal de Guarapari, filiada ao SINDIUPES.
Após as exposições, houve um momento de interação em que os/as participantes e palestrantes relataram o cenário de preconceito e discriminação que assombra nossas comunidades, cidades, país e outras nações.
Retrocessos
Entre o descaso e as medidas de retrocessos, denunciaram e repudiaram as iniciativas em curso nos Estados Unidos que visam proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, bem como o fato da cidade Vitória/ES ser uma das únicas capitais do eixo sul/sudeste do Brasil que não realiza a Parada do Orgulho LGBTQIA+.
Também chamaram a atenção para a famigerada Lei Estadual 12.479, aprovada em julho de 2025 pelos deputados capixabas, que proíbe nas escolas públicas e privadas do Espírito Santo o debate e o ensino sobre gênero e diversidade sexual sem o consentimento expresso dos pais, com indicação de punição para os/as professores/as.
Tal legislação representa censura, perseguição e mordaça aos/às trabalhadores/as da educação e, após a reação do movimento LGBTQIA+ e de diversas entidades, entre elas o SINDIUPES, foi amplamente questionada e aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal.
Ao final, os/as participantes lembraram das lutas em defesas dos direitos da população LGBTQIA+ e de um importante evento que acontece Brasil a fora: as Conferências LGBTQIA+ em âmbitos municipais, estaduais e nacional, espaços fundamentais para o diálogo e a construção de políticas públicas para esse segmento.
A Roda de Conversa encerrou-se com um Parabéns aos/às aniversariantes presentes, ao som da música Mudança, de Flávio Leandro, além da indicação de uma lista de filmes LGBTQIA+ que podem ser acessados nas diversas plataformas de streaming.
Filmes LGBTQIA+
01 – O Funeral das Rosas (1969)
02 – Meninos não choram (1999)
03 – Madame Satã (2002)
04 – Orações para Bobby (2009)
05 – Milk: A voz da igualdade (2009)
06 – O primeiro que disse (2010)
07 – Hoje eu quero voltar sozinho (2014)
08 – Querido ex (2018)
09 – Moonlight, sobre a luz do luar (2018)
10 – Maybesomeday (2022)
11 – Toda noite estarei lá (2024)