Escrito por: Redação CNTE
Programa ofertará 728 vagas em 60 instituições de ensino para professores/as da educação básica pública
Estão abertas as inscrições para participar do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 728 vagas serão ofertadas, distribuídas entre 60 instituições de ensino superior, com bolsas de até 30% para os participantes. Interessados terão até o dia 24 de setembro para preencher o formulário no site da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pagar a taxa de R$ 70.
A oportunidade busca proporcionar a formação continuada para professores/as das redes públicas da educação básica, capacitando-os no domínio dos conteúdos de física e nas técnicas atuais do ensino da disciplina.
Os/as educadores/as participantes terão o conhecimento aprofundado no uso dos meios tecnológicos para informação, experimentação e demonstração de diferentes fenômenos físicos nas atividades pedagógicas.
>ACESSE O EDITAL PARA SABER MAIS
Segundo a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade, a oportunidade de mestrado é ainda mais importante para a qualificação de profissionais docentes da educação básica que lecionam no Ensino Médio.
"Quando não temos professores habilitados em física para trabalhar com ensino médio, ficamos com uma lacuna muito grande na formação do estudante. A ação do Governo Federal é extremamente importante para podermos qualificar a educação pública. E aí, quando a gente fala de educação pública, estamos tratando, especialmente, de qualificar os professores que atuam no ensino médio com a formação dos estudantes em uma disciplina que faz diferença em provas de vestibular, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo", destaca.
A seleção será voltada para dois grupos. Cerca de 70% para a ampla concorrência, e as demais (30%) para professores licenciados em física, química e matemática ou bacharéis em áreas das ciências exatas e/ou tecnológicas, desde que tenham complementação pedagógica e mínimo de 15 anos de atuação em sala de aula.
Para os inscritos do primeiro grupo, será aplicada uma prova escrita às 13h do dia 20 de outubro de 2024. Já o segundo grupo passará por uma análise curricular na qual serão considerados: o tempo de experiência; as especializações cursadas; a produção intelectual; e a participação como professor-coordenador no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), em olimpíadas de conhecimento, entre outras ações.
Todos os candidatos também deverão escrever um memorial com a descrição de sua trajetória profissional, que será defendido durante uma prova oral de 9 a 27 de novembro. A nota dependerá do conteúdo do texto e da entrevista.
O programa
O Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) oportuniza a formação continuada stricto sensu, em níveis de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica.
Os cursos são híbridos. O MNPEF é uma das 12 áreas de mestrado ofertadas no âmbito do ProEB. As outras áreas incluem: artes, biologia, educação física, educação inclusiva, filosofia, geografia, história (que nesta edição também contará com doutorado), letras, matemática, química e sociologia.
Ao todo, 6.775 vagas serão oferecidas no âmbito do ProEB em 2025, sendo essa a maior oferta da história do programa. Do total, 6.659 oportunidades serão para cursos de mestrado profissional e 116 no doutorado profissional de história.
Com informações da assessoria de comunicação social do MEC e da Capes