Escrito por: CNTE

Estados e municípios têm até 31 de julho para enviar diagnóstico das suas redes

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa atender uma das metas do Plano Nacional de Educação

Como parte das ações previstas no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estados e municípios têm até o dia 31 de julho para encaminhar o diagnóstico de suas redes escolares. Segundo o Ministério da Educação, o levantamento visa conhecer as principais ações desenvolvidas com foco na garantia do direito à alfabetização. 

Realizado em regime de colaboração entre União e os entes federados, o objetivo do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada" é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). 

De acordo com o MEC, o Programa busca, ainda, implementar a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. 

"O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades”, informa a página oficial do Ministério da Educação.

Ainda de acordo com o MEC, o diagnóstico "permitirá que a elaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e da Política de Alfabetização do Território contemple ações que compõem os eixos (ver abaixo) e esteja alinhada com as necessidades e especificidades de cada ente subnacional”. 

Cinco eixos

O diagnóstico de redes é composto por cinco eixos propostos no Compromisso: gestão e governança; formação; infraestrutura física e pedagógica; sistema de avaliação; e reconhecimento de boas práticas. 

Passo a passo para realização do diagnóstico 

1) Acesse o site https://simec.mec.gov.br/login.php realize o login com o CPF e senha ou pela conta Gov.br.   

2) Clique no módulo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Depois, preencha o Diagnóstico de Redes, clicando no número da questão e marcando a opção desejada de resposta. 

De acordo com as orientações do MEC, é possível retornar e alterar a resposta, se necessário. Mas após concluir o preenchimento de todas as questões e clicar nas abas "Síntese" e "finalizar diagnóstico", não será possível realizar alterações. Na aba "Síntese" é possível visualizar todas as questões e respostas preenchidas. 

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC