Escrito por: CNTE

Giro

Diretora trans em escola de Santa Catarina 
Professora da rede estadual há 26 anos, Lodemar Luciano Schmitt – a Lode, acaba de ser eleita a primeira diretora trans de uma escola no município de Gaspar – em Santa Catarina. Querida por todos, ela recebeu 297 dos 433 votos para ganhar o cargo. Fizeram parte da votação funcionários, pais e até mesmo alunos, realidade que nos mostra como algumas instituições estão empenhadas em promover a igualdade. Uma verdadeira inspiração.

Claudia López se torna a primeira prefeita de Bogotá
Em seu discurso, Cláudia López prometeu uma administração focada na luta contra o “racismo, machismo e xenofobia”. A líder da esquerda defendeu o direito a protestos sociais, em clara alusão às manifestações dos últimos meses de 2019, contra as políticas de ajuste do presidente colombiano Iván Duque. López, que levou o pleito com 35,42% dos votos,
é de origem popular, lésbica assumida, radical em assuntos ecológicos e sempre combateu a corrupção.

Profissionais da música criam 1º prêmio exclusivo às mulheres do segmento 
A jornalista Claudia Assef, a produtora cultural Monique Dardenne e manager Fátima Pissarra deram vida ao prêmio WME Awards by Music2, uma iniciativa que visa valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres no mundo da música. O prêmio sai do circuito Rio – São Paulo e coloca em destaque artistas do Brasil inteiro. A partir das escolhas das embaixadoras, o público pode votar em sua candidata favorita nas categorias destinadas ao voto popular. Já outras são exclusivas para o voto técnico.

Filhas de quilombolas são capa da Marie Claire
De raiz quilombola, as gêmeas Yaci e Yara, no final do ano passado, estamparam sua primeira capa de grande relevância, para a revista Marie Claire. Na edição, elas vestiram coleções internacionais, falaram sobre inclusão e representatividade, além de suas trajetórias de vida. Com uma infância humilde, as modelos conviveram com a pobreza até a juventude. Quando adultas, sentiram a responsabilidade de lutar contra a dura realidade da mulher negra brasileira. Dentro da família, foram as primeiras mulheres a se formar na faculdade.

>> Acesse o arquivo digital (emPDF) da revista Mátria 2020