Escrito por: CNTE

Homenagem | Em nome da Rosa

Candidata mais votada pelo Mato Grosso (MT), com mais de 124 mil votos, a ex-deputada federal professora Rosa Neide (PT) não foi reeleita pela regra do quociente eleitoral. Entretanto, sua votação expressiva demonstra o fruto da presença da ex-parlamentar junto à base. Rosa Neide articulou e liderou, com entidades da educação, a aprovação do Fundeb Permanente e defendeu a destinação de 70% do Fundo no pagamento de salários dos profissionais da educação. “Aqueles que quiseram nos derrotar tiveram muito trabalho”, reconheceu o presidente da CNTE, Heleno Araújo, explicando que a determinação da professora, envolvendo o trabalho no seu estado, no Sintep/MT e a participação nos conselhos tiveram como resultado a ampla aprovação popular.

Rosa Neide também foi atuante no auge da pandemia de Covid-19. Como deputada federal, defendeu um retorno seguro às aulas, com vacina e segurança sanitária plena e trabalhou contra a demissão de profissionais da educação. Também aprovou a Lei de Conectividade, como autora, para garantir internet e equipamentos aos estudantes.

Dentre as atuações de destaque da ex-parlamentar, estão o empenho pelo cumprimento do Piso Salarial para os Profissionais da Educação; a apresentação de projeto de lei para valorizar a educação infantil, quilombola, indígena e do campo; a defesa do papel dos profissionais da educação no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes; a proposição de medidas de proteção e valorização de mulheres na educação (Maria da Penha nas Escolas). Rosa Neide também denunciou as interferências no Enem na gestão Bolsonaro, a exclusão decorrente da Reforma do Ensino Médio e trabalhou veementemente contra a Reforma Administrativa.

A secretária geral da CNTE, Fátima Silva, reverenciou a resistência de todos que enfrentaram o governo Bolsonaro, como a professora Rosa Neide. “Esses são os companheiros e companheiras que representam os milhares de candidatos e candidatas trabalhadores da educação desse país que orgulhosamente nos representaram”, afirmou.

>> Acessa Revista Mátria 2023 em PDF