Escrito por: CNTE
Até o momento, seis países ratificaram a Convenção
A partir do dia 24 de novembro, a RED de Trabalhadoras da Internacional da Educação América Latina (IEAL) promoverá a campanha de ratificação do C190 da OIT sobre violência e assédio no mundo do trabalho.
Até o momento, seis países ratificaram a Convenção: Argentina, Equador, Fiji, Namíbia, Somália e Uruguai.
A campanha tem como objetivo alcançar governos, organizações de empregadores e trabalhadores, sociedade civil e empresas do setor privado, bem como formuladores de políticas, empresas e parceiros. Celebridades também emprestarão suas vozes para amplificar as mensagens da campanha.
A violência e o assédio no trabalho assumem várias formas e causam danos físicos, psicológicos, sexuais e econômicos. Especialmente desde o início da pandemia de Covid-19, muitas formas de violência e assédio relacionadas ao trabalho foram relatadas em todos os países, especialmente contra mulheres e grupos vulneráveis.
O lançamento da campanha ocorrerá às 11h (horário de Brasília) do dia 24 de novembro, com transmissão na página do Facebook da CNTE.
O evento é composto por dois momentos: o primeiro, político, onde haverá intervenções de mulheres líderes da América Latina, Cooperação Internacional e da IE. O outro será artístico, como instrumento político de ação, quando será apesentada uma composição musical feita especificamente para a campanha.
"Também está incluída nessa ação a incorporação do C190 pelas estruturas sindicais, avançando na igualdade e na eliminação de todas as formas de violência e discriminação em nossos espaços", afirmou a CNTE em nota.
*Com informações da OIT