Escrito por: CNTE

Interagindo

Sugestões de leitura

MULHERES INCRÍVEIS QUE MUDARAM O MUNDO (Editora Ciranda Cultural, 2019) - O livro conta os grandes feitos de mulheres que inspiraram e ainda inspiram o mundo, como Malala Yousafzai, Frida Kahlo, Anita Garibaldi e muitas outras.

FILHA DA MÃE (Editora ITmix, 2019) – O livro em quadrinhos, da jornalista e escritora Tinda Costa, fala sobre a violência doméstica e o feminicídio.

AMANHÃ VAI SER MAIOR (Editora Planeta, 2020) – A autora, Rosana Pinheiro-Machado, faz uma análise política e social do país, partindo das jornadas de junho de 2013, e dos grupos que foram se desenhando a partir de então, até chegar à eleição do presidente Jair Bolsonaro.

CAROLINA (Editora Veneta, 2016) - João Pinheiro e Sirlene Barbosa contam, nesta HQ, a história de Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo. Eles contam a infância pobre da escritora em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

POR QUE LUTAMOS?: UM LIVRO SOBRE AMOR E LIBERDADE (Editora Planeta, 2019) - Um livro sobre feminismo, com um olhar amoroso, acolhida generosa, entendimento de que este é um assunto de todos. Escrito em tom de conversa, a autora Manuela D’Ávila traz referências, sugere reflexões, desfaz o medo.

A CONVERSA SOBRE GÊNERO NA ESCOLA (Editora WAK, 2020) - A obra é um debate extensivo aos pais e aos profissionais que queiram se aprofundar nas questões jurídicas, raciais, de aplicação de conteúdo escolar sobre gênero, tema tão importante no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Séries

INACREDITÁVEL - OU “UNBELIEVABLE” (EUA, 2019) - Marie foi estuprada aos 18 anos de idade, mas, em vez de ser tratada como vítima de um crime violento e traumático,
enfrentou acusações que poderiam ter sido puníveis com até um ano de prisão. Anos depois, duas investigadoras encaram casos assustadoramente parecidos e batalham para que as mulheres estupradas sejam tratadas com dignidade. O roteiro é baseado no livro Falsa acusação: Uma história verdadeira.

OLHOS QUE CONDENAM (EUA, 2019) – A minissérie retrata o caso de cinco jovens que foram injustamente acusados de um estupro no Central Park. Baseada em uma história real, a série foi criada e dirigida por Ava DuVernay.

Documentário
DEMOCRACIA EM VERTIGEM (Brasil, 2019) – Documentário político e memórias pessoais se misturam nesta análise sobre a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a polarização a nação. A produção, com direção e roteiro de Petra Costa, está concorrendo ao Oscar 2020 na categoria “Melhor Documentário”.

Filmes
MOONLIGHT – SOB A LUZ DO LUAR (EUA, 2017) – Um jovem tenta vencer na vida e deixar no passado as dificuldades e o preconceito por ter crescido pobre, negro e gay em um bairro perigoso. A produção foi vencedora de três Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante.

MEU NOME É RAY (EUA, 2015) – Neste filme, o adolescente de 16 anos que um dia foi Ramona não vê a hora de começar o uso de testosterona para poder se libertar de um corpo feminino que o atormenta. Durante o processo ele precisa lidar com as percepções da mãe e da avó sobre sua transição.

>> Acesse o arquivo digital (emPDF) da revista Mátria 2020