Escrito por: CNTE

Interagindo - sugestões de livros, filmes, documentários

Livros

HISTÓRIAS DE MORTE MATADA CONTADAS FEITO MORTE MORRIDA (DROPS EDITORA, 2021)
As narrativas de feminicídio na imprensa brasileira são analisadas pelas jornalistas Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues. Quanto mais vulnerável é a vítima, menos respeito a seus direitos e à sua história, e isso se reflete na cobertura da imprensa.

TUDO SOBRE O AMOR (ELEFANTE EDITORA, 2021)
A escritora e ativista bell hooks defende que o amor é mais do que um sentimento - é uma ação capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam nossa cultura. uma sociedade verdadeiramente igualitária, fundamentada na justiça e no compromisso com o bem-estar coletivo.

O GUARDA-ROUPA MODERNISTA (COMPANHIA DAS LETRAS, 2022)
A professora e pesquisadora Carolina Casarin revela como os ideais modernistas e as contradições do movimento podem ser compreendidos a partir da escolha das roupas de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.

Séries

MAID (EUA/2021)
Criada por Molly Smith Metzler, a série apresenta a vida de Alex, uma jovem que resolve sair de casa para se livrar do relacionamento abusivo com Sean, pai de sua filha. A história mostra a força e as vulnerabilidades de Alex em busca de uma vida digna para si e sua filha, apesar da falta de apoio da família e da sociedade.

MANHÃS DE SETEMBRO (BRASIL/2021)
Série criada por Josefina Trotta, Alice Marcone e Marcelo Montenegro conta a história de Cassandra, mulher trans que trabalha como motogirl e cantora em São Paulo. Quando ela começa a conquistar estabilidade, sua ex-namorada Leide reaparece com um menino, Gersinho, que diz ser seu filho.

Curta-metragem

TWO DISTANT STRANGERS (EUA/2020)
Curta-metragem dirigido por Free e Martin Desmond Roe que retrata as mortes de negros americanos durante encontros com a polícia através dos olhos de um personagem preso em um loop temporal que continua terminando em sua morte. Obra ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem em Live Action no 93º Oscar.

Documentário

FEMINICÍDIO: MINHA LIBERDADE É MINHA MÃE (BRASIL, 2021)
Perder a mãe vítima de um crime bárbaro é terrível. E quando o autor do crime é seu próprio pai? Documentário de Sara Stopazzoli conta a história de Larissa Paixão, cuja mãe, Valdicea Paixão, foi assassinada em 2017 pelo homem com quem era casada há 20 anos.

Filme

NÃO OLHE PARA CIMA (EUA/2021)
Dois astrônomos descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra e partem em um tour midiático para alertar a humanidade. Só que ninguém parece dar muita bola. Direção: Adam McKay