Escrito por: Redação Sind-REDE/BH

MG: Em assembleia, 2 mil trabalhadores da educação reivindicam reajuste salarial

Nova assembleia com paralisação total das atividades e indicativo de greve acontece no dia 12/02

Sind-REDE/BH

Em uma assembleia histórica, com mais de 2 mil trabalhadores da MGS e Caixas Escolares, realizada na manhã de hoje (29/01), os trabalhadores em educação terceirizados consideraram insuficiente a índice apresentado pela Prefeitura de 7% de reajuste no salário e no ticket. A assembleia aconteceu em um dia de paralisação total das atividades.

Os trabalhadores votaram uma contraproposta, reivindicando o reajuste de 14,8% aplicados sobre o salário e o ticket alimentação, porém dividido em duas parcelas, sendo a primeira de 7% em janeiro e a segunda de 7,8% em abril, para todos os trabalhadores.

Sind-REDE/BH

A assembleia também votou pela manutenção da reivindicação da equiparação salarial dos trabalhadores em educação com os demais trabalhadores da MGS que exerçam funções iguais ou similares em outros locais de trabalho de Belo Horizonte ou de cidades vizinhas. Visto que a Rede Municipal de Belo Horizonte paga os piores salários da região metropolitana.

Outro ponto de destaque da pauta de reivindicações é a redução da jornada de trabalho para 30h e a continuidade das negociações da pauta não econômica que pode ser acessada no botão abaixo:

Pauta completa

Ato Público

Após a Assembleia, os trabalhadores seguiram em ato para porta da Prefeitura onde acontece uma vigília. Eles também estão na luta pelo fim da escala 6X1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

Sind-REDE/BH

Ficou marcada uma nova Assembleia para o próximo dia 12 de fevereiro (quarta-feira), às 9h, na Praça da Estação, com paralisação total e indicativo de greve.

Negociações com a Prefeitura
As reuniões de negociação entre o Sind-REDE/BH, a Prefeitura e a MGS seguem acontecendo. A última delas ocorreu ontem, dia 28/01, com a Secretaria Municipal de Educação. A próxima reunião está marcada para o dia dia 11/02. Os trabalhadores esperam que até lá, uma proposta que atenda as reinvindicações da categoria seja apresentada.

Sind-REDE/BH

Calendário

De 03 a 07/02 – panfletagem nas comunidades, porta de escola, pontos de ônibus e comércios (solicite o material)

08/02- das 10h às 12h – Panfletagens centralizadas

Barreiro (Av. Sinfrônio Brochado com Av. Visconde de Ibituruna)
Venda Nova (Praça Aminthas de Barros – Av. Padre Pedro Pinto – em frente a Regional Venda Nova)
Centro (Praça Sete)
12/02 – Assembleia Geral dos Trabalhadores Terceirizados MGS e Caixa Escolar
Paralisação Total – Indicativo de greve
Horário: 9h
Local: Praça Afonso Arinos

16/02 – Dia Nacional de luta contra a escala 6×1