Escrito por: CNTE
O SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), de Bataguassu, completou 35 anos de luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação por uma sociedade mais justa, solidária com uma Educação Pública de qualidade. O SIMTED nasceu no dia 5 de novembro de 1979, após um grupo liderado pelo professor Altino Mazzini, fundar a Associação Bataguassue...
O SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), de Bataguassu, completou 35 anos de luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação por uma sociedade mais justa, solidária com uma Educação Pública de qualidade.
O SIMTED nasceu no dia 5 de novembro de 1979, após um grupo liderado pelo professor Altino Mazzini, fundar a Associação Bataguassuense de Bataguassu (ABB). Como parâmetro para a coragem do grupo, lembra-se que a entidade foi criada em plena Ditadura Militar. Na época, as organizações populares não eram bem vistas pelo Regime, sendo frequentes as perseguições aos seus integrantes.
Até 1979, Mato Grosso do Sul, possuía 100 mil crianças em idade escolar fora das escolas. Os anos de chumbo imperavam. Não havia eleições diretas para Presidente. Apenas 10% dos professores estaduais eram efetivos. Os diretores eram nomeados à revelia da comunidade escolar. Inexistia qualquer Plano de Cargos, Carreira e Salários. Não havia piso salarial. O atraso em pagamentos de salários era regra. Esse foi o cenário do nascimento da Associação, algo inimaginável nos dias atuais.
O presidente do SIMTED, professor Paulo Antônio dos Santos, explica que o sindicato se tornou referência no município e o trabalho transcendeu o objetivo inicial.“O SIMTED possui um trabalho que envolve toda a sociedade. Procuramos participar de todos os movimentos relacionados à melhoria da sociedade como um todo. Procuramos buscar outras frentes de luta atuando em outros segmentos sociais. Essa é uma forma de prosseguirmos em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, ressaltou.
Para o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, o SIMTED de Bataguassu faz história na busca de uma educação pública de qualidade com valorização profissional. “O SIMTED de Bataguassu é um exemplo de como uma gestão voltada para os interesses da categoria e da educação pública, só pode resultar em uma caminhada de sucesso para os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município”, salienta Botareli.
(Assessoria de Comunicação FETEMS, 10/11/2014)