Escrito por: CNTE

Plano Nacional de Educação é tema da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública da CNTE

O evento vai mobilizar escolas para  debater os eixos do documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) nas escolas públicas do país

“O Plano Nacional de Educação (PNE) como política de Estado e as urgências da educação brasileira” serão pauta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). 

Este ano, a proposta do evento é incentivar atividades nas escolas públicas para aumentar a conscientização sobre o novo PNE, com base no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024). 

Todos os/as trabalhadores/as da educação das escolas públicas do Brasil estão convidados/as a participarem. Veja a programação completa: 

Segunda-feira, 22 de abril – O direito à educação de qualidade para todas/os/es (eixos 1 e 2 da CONAE)

Sugestões de atividades: organizar Mostra Escolar Cultural sobre as metas do atual PNE (Lei nº 13.005/2014) e os eixos temáticos da 4ª Conferência Nacional de Educação - CONAE. Panfletar no bairro e postar nas redes sociais a Carta em Defesa da Aprovação do PNE, durante a Semana de Educação.

Temas para debate:

1.O que é e como é organizada a Conferência Nacional de Educação (CONAE)?

2.O que é o Plano Nacional de Educação?

3.O PNE 2014/2024 atingiu as metas direcionadas à educação básica?

4.Qual a função social da escola e a quem ela pertence?

5.Quem tem direito ao ensino obrigatório no Brasil?

6.Quantas pessoas acima de 18 anos de idade não concluíram a educação básica no Brasil, no seu Estado e no seu Município?

7.O que é o Sistema Nacional de Educação? (pesquisar no site da Câmara dos Deputados os projetos de lei que tratam do assunto – PLP nº 25/2019 e PLP nº 235/2019).

Terça-feira, 23 de abril – Gestão democrática, currículo emancipador e respeito às diversidades (eixos 3 e 4 da CONAE)

Sugestões de atividades e temas para debate: promover diálogos na escola sobre inclusão, respeito às diferenças étnico-raciais, religiosas, sexuais e de gênero, escolas cívico-militares, reforma do ensino médio, escola sem partido (mordaça).

1.Organizar seminários ou rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha; 

2.Organizar seminários ou rodas de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08;

3.Organizar seminários ou rodas de conversa sobre os direitos da população LGBTQIA+;

4.Organizar seminários ou rodas de conversa sobre o bullying;

5.Organizar seminários ou rodas de conversa sobre a violência nas escolas em âmbitos nacional, estadual e municipal;

6.Educação Especial: sua escola é inclusiva? O que falta para melhorar?

7.Produzir cartazes, desenhos, paródias, vídeos e fotos sobre a temática “Escola Acolhedora” (A escola que educa e inclui exercita a democracia) e divulgar nas redes sociais;

8.Convidar representantes das universidades, sindicatos e outros movimentos sociais para debater a reforma do Ensino Médio (PL 5.230/2023) e os Projetos de Lei sobre militarização (escolas cívico-militares) e Lei da mordaça e Escola sem Partido, aos profissionais da educação. Refletir sobre os efeitos dessas políticas na formação dos/as estudantes e no futuro da sociedade;

9.Organizar passeio ciclístico, corridas ou caminhadas em defesa da Gestão Democrática nas escolas;

10.Organizar reuniões com a comunidade escolar sobre o direito à escolha da direção escolar e à participação na gestão democrática da educação, bem como dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar. 

 

Quarta-feira, 24 de abril – Valorização das/os profissionais da educação: Formação, Piso, Carreira, Condições de Trabalho e Saúde das/os Profissionais da Educação (eixo 5 da CONAE).

Sugestões de atividades: debater as pautas de reivindicações da categoria das/os trabalhadoras/es em educação nas escolas, em assembleias dos sindicatos ou em audiências públicas com gestores públicos e parlamentos responsáveis pelas respectivas redes públicas de ensino (estadual, municipal e distrital).

Criar o Dia “E” – “Dia da Educação nas escolas”: debater as pautas de reivindicações da categoria

 

Quinta-feira, 25 de abril – Financiamento e controle social da escola pública. Mais verbas para a educação pública e fim da privatização do ensino (eixo 6 da CONAE).

Sugestões de atividades: abordar a temática em sala de aula e nas demais atividades de interação com os estudantes. Escrever cartas aos pré-candidatos a vereadoras/es e prefeitas/os com as principais reivindicações para alcançar uma escola de qualidade.

Temas para debate:

1.Quais as funções dos impostos e quais deles financiam a escola pública? 

2.O que é manutenção e desenvolvimento do ensino (arts. 70 e 71 da LDB)? 

3.O que é o FUNDEB (Emenda Constitucional nº 108 e Lei nº 14.113/2020)? 

4.O que é o Custo Aluno Qualidade (CAQ)? A sua escola atende as exigências do CAQ?

5.Quanto custa a sua escola? Qual o valor pago pela água, luz, livros didáticos e de literatura, merenda escolar, equipamentos, profissionais, materiais pedagógicos, materiais de limpeza?

6.Quais os poderes e órgãos públicos responsáveis pela fiscalização dos recursos da educação?

7.Como a sociedade participa do controle das verbas públicas educacionais? 

8.Quem são os membros do CACS Fundeb em seu município?

9.O que é privatização da educação? Por que muitos gestores querem privatizar a escola pública? 

 

Sexta-feira, 26 de abril – Educação, meio ambiente e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza no Brasil (eixo 7 da CONAE).

Sugestões de atividades: 

1.Organizar um abraço na escola para encerrar as atividades da Semana de Educação; 

2.Plantar mudas de árvores na escola, em seu entorno ou em áreas que precisem de reflorestamento na cidade (buscar parcerias com o MST e as Prefeituras);

3.Promover campanha de arrecadação de roupas e agasalhos;

4.Dar visibilidade para o cardápio da merenda escolar saudável com fotos e vídeos. 

Temas para debate:

1.A importância do meio ambiente para a vida no planeta;

2.O impacto do consumo excessivo na preservação dos ecossistemas;

3.A importância da coleta seletiva e seus efeitos sociais e ambientais;

4.Alternativas para reduzir o impacto ambiental e o efeito estufa;

5.Qual o papel da educação na conscientização para a preservação do planeta?

6.O que é justiça social, cidadania e democracia?

7.Segurança Alimentar e merenda de qualidade e saudável como direito básico. 

8.O que é o Conselho da Alimentação Escolar?

 

Fontes para consultas:

1.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

2.Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996 – LDB):

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

3.Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Lei nº 14.113/2020 – FUNDEB):

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14113.htm

4.Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (Lei nº 11.738/2008):

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm

5.Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014 – PNE):

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

6.Relatório do 4º ciclo de acompanhamento das metas do PNE (2014 a 2024):

https://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php

7.Documento final da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2024):

https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/77178-documento-final-da-conae-2024-e-oficialmente-entregue-ao-ministro-da-educacao

8.Censo Escolar 2023:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-do-censo-escolar-2023

9.Relatório sobre violência nas escolas:

https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/grupos-de-trabalho/prevencao-e-enfrentamento-da-violencia-nas-escolas/resultados/relatorio-ataque-escolas-brasil.pdf

10.Dados estatísticos:

IBGE: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza.html

INEP/MEC: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores

 

*Confira a programação local da 25ª Semana Nacional da Educação nos sindicatos de trabalhadores/as em educação e participe!