Escrito por: CNTE

Plataforma pública contra o negacionismo é lançada

Ferramenta pretende atuar na divulgação pública de informações

 

Mais uma ferramenta contra o negacionismo em suas diferentes formas acaba de ser lançada: a plataforma pública Observatório do Negacionismo.

Fruto da reunião de um grupo de trabalho com a participação de pesquisadoras e pesquisadores associados ao INCT Proprietas, em 2019, o projeto é produto da iniciativa de estudiosos preocupados com o efeito danoso que o negacionismo tem provocado, principalmente, na esfera pública de convívio social.

O "negacionismo" é um termo que se refere à ação voluntária de indivíduos e grupos que buscam negar a possibilidade de representação verificável e socialmente compartilhada do mundo real. "Ao assumir discursos radicais, falsos ou hipoteticamente controversos, o negacionismo busca desestruturar o ambiente de convivência pacífica entre os povos e negar ao conhecimento, construído em bases científicas, a capacidade de gerar consensos em torno de temas que produzem benefício coletivo amplo", consta nas diretrizes da plataforma.

Segundo o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, é preciso que o povo siga firme nas lutas para esperançar a vida, lutar pelos direitos sociais e conquistar as condições para vivermos com dignidade.

"O pior dos mundos é negar a realidade que estamos inseridos. O Negacionismo prejudica toda a população brasileira. Com visão e leituras equivocadas da realidade ficamos à mercê de políticas públicas que não atendem as verdadeiras demandas sociais. Precisamos combater o negacionismo, o conservadorismo político e a brutal concentração de renda que é dos resultados do negacionismo", afirmou.

O Observatório do Negacionismo pretende atuar acompanhando a divulgação pública de informações, com ênfase nas manifestações do poder público e nas posições adotadas pelo governo brasileiro; promover a interlocução com diferentes redes de pesquisadores e universidades tanto no plano interno, quanto no cenário internacional; propor debates com a sociedade, com diferentes mídias e com representantes governamentais, em todas as suas esferas e instâncias; promover uma agenda de debates e pesquisas, além de realizar consultas públicas para auxiliar na definição de critérios e indicadores relacionados ao negacionismo, dentre outros.

Para acessar a plataforma, clique AQUI.

O Observatório do Negacionismo é uma inciativa que conta com o apoio da Associação Nacional dos Professores Universitários de História, a Anpuh-Brasil.