Escrito por: CNTE
Na manhã desta quarta-feira (06), dirigentes sindicais e comunidade escolar dos colégios ameaçados de fechamento se reuniram lideranças para cobrar uma resposta sobre o tema. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e contou com a presença do líder do governo Alep e presidente da comissão de educação, Hussein Bakri, deputado Professor Lemos que também in...
Na manhã desta quarta-feira (06), dirigentes sindicais e comunidade escolar dos colégios ameaçados de fechamento se reuniram lideranças para cobrar uma resposta sobre o tema. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e contou com a presença do líder do governo Alep e presidente da comissão de educação, Hussein Bakri, deputado Professor Lemos que também integra a comissão e representantes da Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed).
Durante a reunião, o governo assumiu o compromisso de não fechar nenhuma das quinze escolas, que estavam ameaçadas. O governo assumiu também o compromisso de abrir imediatamente a possibilidade de todos os colégios realizarem matrículas para todas as séries e cadastro de reserva para os sextos e primeiro ano do ensino médio. “O governo assegurou que estas escolas não serão fechadas. Agora será feito um acompanhamento de perto nessas unidades, com relação ao número de alunos e demandas que as escolas apresentam”, conta a secretaria de organização, Professora Tereza Lemos.
A professora Tereza Lemos destaca ainda que a partir do ano que vem, o governo voltará a debater o tema com as escolas, o que não significa que estas serão fechadas. “Foi um resultado importante, porque foi suspensa a data de encerramento destas unidades, que estava prevista para o dia 31. As escolas estão com a possibilidade de fazer a matrícula, para todas as séries que elas já tinham anteriormente”.
A APP-Sindicato avalia que foi de fundamental importância a participação da comunidade escolar, que somou força ao Sindicato. “Foi uma soma de forças que deu certo e que fizemos com que o governo recuasse nessa proposta absurda de fechar as escolas. A participação da comunidade escolar foi decisiva e é claro que a atuação das direções das escolas, das equipes pedagógicas também ajudou com que chegássemos a esse resultado importante para a educação pública do Paraná”, enfatiza a Professora.
Também participaram da reunião representando a Seed, o chefe de gabinete Josimar Bochine, a chefe do Núcleo Regional de Curitiba, Adriana Kampa e a deputada Luciana Rafagnin.
Confira a lista dos Colégios:
Curitiba
Colégio Estadual Tiradentes
Colégio Estadual Zacarias
Colégio Estadual Amâncio Moro
Colégio Estadual Nilson Ribas
Colégio Estadual Guaira
Colégio Estadual Elysio Viana
Colégio Estadual Francisco Macedo Azevedo
São João (Região de Pato Branco)
Colégio Estadual José de Anchieta
Francisco Beltrão
Colégio Estadual Cango
Adrianópolis
Colégio Estadual Santa Bárbara
Salto do Itararé
Colégio Estadual Gabriel Bertoni
Ibaiti
Escola do Campo Gentil Lucas
Céu Azul
Colégio Estadual Boa Vista
Cambará
Colégio Estadual Professor Silvio Tavares
Capitão Leonidas Marques
Colégio Estadual Alto Alegre do Iguaçu
(App-Sindicato, 06/11/2019)