Escrito por: CNTE
Organizado pelo SISMMAR, o ato pelo reajuste do piso na carreira foi realizado na tarde desta quarta-feira (22), em frente à Prefeitura de Araucária, e reuniu professores da rede municipal, estudantes da rede estadual e sindicatos. Além dos dirigentes do SISMMAR, também estavam presentes representantes do SIFAR e da APP-Sindicato.Durante a manifestação, os professores e...
Organizado pelo SISMMAR, o ato pelo reajuste do piso na carreira foi realizado na tarde desta quarta-feira (22), em frente à Prefeitura de Araucária, e reuniu professores da rede municipal, estudantes da rede estadual e sindicatos. Além dos dirigentes do SISMMAR, também estavam presentes representantes do SIFAR e da APP-Sindicato.
Durante a manifestação, os professores e sindicatos pediram que a lei do piso nacional da Educação seja cumprida pelo governo municipal. O SISMMAR também fez uma fala exigindo que a Prefeitura pague o reajuste do piso na carreira, e não mais através de complementação, como está sendo feito na Educação Infantil.
O sindicato aproveitou o ato para ler a pauta de reivindicações dos professores da Educação Infantil, que pedem a contratação de mais professores para assegurar o direito à hora-atividade, contratação de profissionais e professores de apoio e tratamento de saúde contínuo do professor e seus dependentes, entre outras.
Já os estudantes da rede estadual aproveitaram o ato para pedir a revogação do Novo Ensino Médio, que precariza a educação pública e retira da grade do Ensino Médio disciplinas que são fundamentais para a emancipação desses estudantes, além de ameaçar a liberdade de ensino dos professores.
Dirigentes do SIFAR e da APP-Sindicato fizeram falas pedindo que o governo Hissam respeite a lei do piso nacional da Educação e reforçaram que são contra a terceirização de trabalhadores na Educação Pública. Os sindicatos também reafirmaram que estão lado a lado na luta em conjunto com o SISMMAR.
O Dia Nacional em Defesa da Aplicação do Reajuste do Piso nas Carreiras dos trabalhadores em educação foi articulado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e contou com atos em todas as regiões do país neste 22 de março.
Pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária – SISMMAR (23/03/2023)