Seguindo as decisões da assembleia realizada em 6 de julho durante ato em frente ao Centro Administrativo, nesta segunda-feira (31) os professores municipais têm encontro marcado. A assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria será no salão de atos do Colégio Manoel Ribas com primeira chamada às 16 horas.A categoria deve discuti...
Seguindo as decisões da assembleia realizada em 6 de julho durante ato em frente ao Centro Administrativo, nesta segunda-feira (31) os professores municipais têm encontro marcado. A assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria será no salão de atos do Colégio Manoel Ribas com primeira chamada às 16 horas.
A categoria deve discutir a campanha salarial. Em Estado de Greve há quase um mês, há o compromisso extraoficial do prefeito Jorge Pozzobom em conceder reajuste de 14,95%, índice reivindicado emergencialmente pela entidade. A afirmação veio na reunião entre a coordenação sindical e chefe do Executivo em 19 de julho, porém condicionada ao fechamento do segundo quadrimestre fiscal, no final de agosto.
“O prefeito garantiu à coordenação, na presença da vereadora Luci e de um grupo de colegas aposentados. E reafirmou, quando provocado. Mesmo assim, enquanto não houver projeto de lei na Câmara, não há nada garantido e a campanha salarial continua. Precisamos discutir na assembleia como nos mobilizaremos daqui para frente”, resume a coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Moreira.
MOBILIZAÇÃO
Além da assembleia, o dia 31/7 será marcado por atividades promovidas pelas escolas em diferentes regiões como parte das ações do Estado de Greve. O objetivo é esclarecer às comunidades escolares quais as motivações da campanha salarial e das cinco paralisações realizadas durante o ano. O Sinprosm disponibilizou material impresso para as escolas trabalharem na data.
A data-base do funcionalismo municipal é março, porém não há nada encaminhado pelo Executivo até o momento. O salário básico dos professores está 60% defasado em relação ao piso nacional, este reajustado em 14,95% para 2023.
Pela Assessoria de Imprensa do Sinprosm/RS (31/07/2023)