Escrito por: SINTE-SC

[SC] Santa Catarina pressiona STF pelo fim do desconto de 14% nas aposentadorias

Trabalhadoras e trabalhadores da educação de Santa Catarina foram às ruas para cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) o fim do desconto de 14% que penaliza aposentados e pensionistas. Com faixas e cartazes, trazendo dizeres como "Não é justo tirar de quem já contribuiu para equilibrar contas públicas", a mobilização reuniu centenas de aposentados do magistério catarinense nas ruas de Campos Novos (SC). 

O ato realizado pelo Sinte/SC, no dia 28 de janeiro, integra uma jornada nacional organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), deliberada em dezembro de 2025, com ações entre os dias 24 e 31 de janeiro, período marcado pelo Dia do Aposentado e da Aposentada. 

As mobilizações contam com a realização de atos, atividades e visitas a órgãos federais em todo o país. Em cada cidade, região e estado, trabalhadoras e trabalhadores estão nas ruas, com objetivo de ampliar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF)  para cobrar o julgamento da matéria.

A pressão agora é para que o STF julgue procedentes as ações que consideram inconstitucional o desconto de 14%, restabelecendo direitos previdenciários duramente atacados. “O objetivo é pressionar o STF para que julgue e revogue o desconto de 14%, um confisco injusto que vem prejudicando a vida de aposentadas e aposentados que trabalharam a vida toda e hoje têm seu sustento reduzido justamente quando mais precisam de descanso, lazer e medicamentos. Em Santa Catarina, seguimos mobilizados e também vamos pressionar o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa para pôr fim a esse desconto indevido”, explica Alvete Pasin Bedin, Secretária de Aposentados/as e Assuntos Previdenciários do Sinte/SC.