Escrito por: CNTE
O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) vem lutando pela paridade na categoria, para que todo o magistério - ativos e aposentados- seja respeitado e valorizado. Além da luta pela manutenção dos direitos conquistados, o Sindipema dedica uma atenção especial aos seus aposentados, com atividades como rodas de conversa com psicólogos, atividades físicas, yoga e coral.
Infelizmente, o período que deveria ser dedicado ao descanso das atividades laborais, para professores e professoras aposentadas da rede municipal de Aracaju, se transformou em período de luta ferrenha para que não tenham os seus direitos perdidos. A atual administração municipal vem impondo um massacre àqueles profissionais que dedicaram muitos anos de sua vida à educação.
Além de não receber o pagamento do piso salarial na carreira há quase seis anos, agora, os professores e as professoras aposentados amargam a criação da Gratificação Especial de Atividade (GEA), voltada somente para professoras e professores ativos. Essa ação da prefeitura municipal divide a categoria, além de não respeitar a carreira do magistério público municipal de Aracaju. O resultado disso é a ocorrência de graves problemas psicológicos aos aposentados do magistério público.
Respeito e cuidados especiais
Para garantir que todos os professores e professoras, tanto ativos quanto aposentados, tenham a valorização que precisam e o respeito que merecem, o Sindipema tem lutado dia a dia. E para aqueles homens e mulheres que dedicaram parte de sua vida à educação na rede municipal, o Sindicato tem atividade lúdicas especiais, que preenchem seus dias com qualidade, de forma a garantir sua saúde física, mental e espiritual, contando com profissionais de educação física, yoga, psicologia e canto coral.
Por falar em coral, o SindVoz, coral do Sindipema, composto exclusivamente por professoras e professores, vem cantando, e encantando, diversas plateias por onde se apresenta, e isso inclui apresentações em nível municipal, estadual, nacional e até mesmo internacional, ao participarem de eventos destinados a coralistas.
Aposentados na ativa
Para o Sindipema, a aposentadoria não significa necessariamente inatividade. Muito pelo contrário. Tanto que, no início deste ano de 2023, mais precisamente no dia 24 de janeiro, quando é comemorado o Dia do Aposentado, professores e professoras aposentados realizaram um ato em frente à Prefeitura de Aracaju. Já em março deste ano, aconteceu a primeira roda de conversa com psicólogos, sobre a importância dos cuidados com a saúde mental na aposentadoria.
Vale destacar também que, nas marchas e atos em defesa da Educação, as professoras e os professores aposentados da rede pública comandam o pelotão de frente, entoando palavras de ordens e exibindo cartazes com dizeres que exigem respeito à classe. E provando que, mesmo aposentados, serão sempre professores e estarão sempre na luta em defesa de uma educação pública de qualidade, servindo de exemplo para aqueles homens e mulheres que os sucederam.