Escrito por: SINPRO-DF

Sinpro-DF lança Cartilha 50+ Com Vivências, Com Direitos

Reflexões e orientações para uma aposentadoria ativa, consciente e com legado social

Em março de 2025, a Secretaria de Aposentados do Sinpro-DF lançou a Cartilha 50+ Com Vivências, Com Direitos. O objetivo do material é contribuir para a reflexão sobre os desafios, conquistas e possibilidades da aposentadoria e do envelhecimento, compreendendo-os para além dos aspectos biológicos, cronológicos e demográficos, e considerando as condições concretas de uma sociedade capitalista.

Com conteúdo elaborado pela professora aposentada Edna Rodrigues Barroso e produção e edição do Sinpro, a cartilha busca informar e orientar professoras, professores, orientadoras e orientadores educacionais aposentados ou que estão perto de se aposentar, trazendo temas como direitos, qualidade de vida e formas de participação social. “Abre-se um tempo para a realização de sonhos, desenvolvimento de projetos, busca de aprendizados e usufruto do lazer e da cultura”, diz um trecho da Cartilha 50+ Com Vivências, Com Direitos.

Construção de legado

O termo “vivências” não está por acaso no título: ele tem a intenção de incentivar a continuidade da atuação social e da construção de um legado. Todo o conteúdo do material visa a reforçar que a aposentadoria é uma fase de novas vivências e oportunidades. Como diz o slogan criado pela saudosa Isabel Portuguez: aposentados sim, inativos nunca!

Além de informações práticas, o material também traz atividades lúdicas e reflexivas, estimulando aposentados e aposentadas a revisitarem experiências, planejarem novos projetos e continuarem engajados na defesa da educação pública e de uma sociedade mais justa e humana para todos.

 “A cartilha foi pensada para pessoas que ainda não completaram 60 anos e para aquelas que já são consideradas idosas no Brasil. Ela traz conteúdos de interesse desse público, com dicas sobre atividades, espaços de convivência promovidos pelo Sinpro e orientações sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa, por exemplo. 

Muitas pessoas não conhecem seus direitos, como o acesso à saúde e o suporte em casos de violência. A cartilha busca justamente informar, promover o bem-estar e incentivar um envelhecimento ativo e participativo”, explica a diretora do Sinpro, Elineide Rodrigues.

A Cartilha 50+ Com Vivências, Com Direitos também está disponível virtualmente, no site do Sinpro: https://www.sinprodf.org.br/cartilha-aposentados/

Leia a Revista Vitalidade completa: https://mla.bs/26777fe3