Escrito por: CNTE
O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro/DF) realizou, entre os dias 7 e 10 de novembro de 2022, o Curso de Formação Sindical, voltado especificamente aos aposentados e aposentadas da categoria. O curso, que aconteceu em Caldas Novas (GO), foi uma iniciativa da Secretaria para Assuntos dos Aposentados do sindicato numa parceria com a Escola Centro-Oeste de Formação da CUT (ECOCUT) Apolônio de Carvalho.
Com o objetivo de mostrar, aos professores e professoras aposentados, a necessidade de continuar na luta para garantir os seus direitos, o Sinpro/DF já vem oferecendo essa capacitação, a seus associados e associadas, desde 2009 essa foi a 30ª turma de aposentados que a parceria formou. A ideia, segundo o Sindicato, é que esses profissionais de educação, agora fora das salas de aula, entendam que estão aposentados e aposentadas das atividades pedagógicas, mas que jamais devem se aposentar da luta.
Segundo a coordenadora da Secretaria para Assuntos de Aposentados, Elineide Rodrigues, após a interrupção devido à pandemia da Covid-19, o curso voltou em 2022 com todo o vapor e a vontade dos aposentados de se reencontrarem, de debaterem temas atuais e outros assuntos necessários para eles continuarem informados sobre as questões da pessoa idosa, de nossas perdas e direitos financeiros, bem como de outros assuntos que dizem respeito a nosso bem-estar” destaca.
Escola de guerreiros
Entre os assuntos que foram apresentados no curso estão: Conjuntura Atual e os Professores Aposentados do Sinpro; O Papel do Sinpro na Sociedade e sua Forma de Organização; A Militância Sindical, Aposentadoria, Geração e Saúde Humana; Economia Política Elementos Atuais e a Contextualização dos Trabalhadores; Movimento Nacional Sindical dos Trabalhadores Aposentados; e A Formação Sindical da CUT, a ECOCUT e o Programa de Formação.
Além de estudos e debates com temas importantes, como a questão da mulher, uma vez que a categoria é 80% formada por mulheres, portanto, inclusive no segmento de aposentados e aposentadas. Além dessa formação, as pessoas aposentadas vêm com o intuito de se reencontrar, bater papo e outras formas de reaproximação.
Elineide Rodrigues afirma que a categoria continua tendo pessoas aposentadas tanto mais jovens como mais idosas com acúmulo de perdas salariais. “Eles e elas participam do curso e ficam atentas ao que está acontecendo e da necessidade, mais do que nunca, de estarmos unidos, unificados e fortes na luta”.
A Secretaria para Assuntos de Aposentados do SINPRO-DF oferece também outras ações, como oficinas, feiras culturais, e, este ano, estamos abrindo uma oficina nova, intitulada Oficina de Mídias/Redes Sociais”, informa a coordenadora da secretaria.