Escrito por: CNTE

SINTE-PI: muita atividade para os aposentados no Piauí

revista 011023  

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública no Piauí (SINTE-PI) está permanentemente reafirmando o seu compromisso com a luta por igualdade, inclusão e pelo futuro de quem dedicou parte considerável de sua vida à educação pública. Para isso, sua Secretaria de Aposentados está sempre promovendo uma atividade física, cultural, turística, de lazer e diversão para os aposentados e aposentadas do magistério, sem esquecer das ações e das reivindicações da categoria que mais teve os seus direitos negligenciados durante os últimos governos estaduais.

No campo das lutas, o SINTE-PI vem mantendo as demandas dos aposentados e aposentadas no centro dos debates e das ações, como a luta pela reconquista da isonomia e da paridade, que foram perdidas nas reformas previdenciárias, assim como a incorporação de todos os benefícios ao salário. Aliás, a revisão da reforma previdenciária é um compromisso assumido pelo Sindicato, desde dezembro de 2019, quando foi aprovada, “ao apagar das luzes”, em regime de urgência pela Assembleia Legislativa do Piauí.

Na luta 

Na opinião da presidente do SINTE-PI, Paulina Almeida, é preciso revogar a Reforma da Previdência Estadual e restabelecer o teto do INSS, como marco de isenção para o desconto previdenciário dos aposentados e pensionistas. “É franca a discriminação e patentes os ataques do governo estadual contra o segmento dos aposentados”, afirma a presidente. “Esta discriminação me revolta, como servidora aposentada, pois temos uma trajetória de vida servindo à sociedade. E, quando esperamos usufruir do fruto do nosso trabalho e dedicação, o garrote do governo estadual tira nosso sangue”, desabafa.

Após dedicarmos décadas de nossas vidas ao serviço público, somos penalizados pelo poder público. No SINTE Piauí, temos o privilégio da participação intensa do segmento de aposentados em todas as nossas ações e atividades” finaliza Paulina Almeida.

Na área das atividades, a Secretaria de Aposentados do SINTE-PI realiza, bimestralmente, reuniões do Coletivo de Aposentados, no planejamento de ações e atividades. Um dos eventos mais concorridos é a Marcha dos Aposentados, que teve sua primeira edição em março de 2022, e reuniu centenas de aposentados e aposentadas de todo o estado. A II Marcha dos Aposentados, em março deste ano, contou com a participação de diversas entidades, como a CNTE, representada no evento pelo secretário de Aposentados e Previdência, Sérgio Kumpfer. 

Na passarela 

A Secretaria realizou ainda diversos seminários e debates nos Núcleos Regionais de Esperantina, Piripiri, Campo Maior, Picos, Floriano e José de Freitas. Também promoveu atividades festivas, como as comemorações pelo Dia do Aposentado, pelo Dia das Mães, o Dia dos Professores e o Dia do Funcionalismo Público. Além de organizar diversos, e divertidos, passeios turísticos pelas cidades históricas do estado e do concorridíssimo I Concurso de Miss Aposentada, que animou a festa do Dia dos Aposentados.

Para Paulina Almeida, a defesa permanente dos direitos dos aposentados e aposentadas fortalece o SINTE-PI, que ganha mais representatividade e condições de lutar pela categoria como um todo. “Uma voz firme e ativa, no debate educacional piauiense, mantendo o protagonismo na luta pela educação inclusiva, de excelência e socialmente referenciada, vinculada à vivência da cidadania e da democracia social, econômica e cultural”, complementa.