Escrito por: CNTE

SINTEAC promove terapia ocupacional para seus aposentados

revista 300923

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC), por intermédio da Diretoria dos Aposentados, vem desenvolvendo uma série de ações, encontros, comemorações e muitas atividades de socialização com as professoras e professores que já deixaram o magistério. As atividades, que acontecem mensalmente, na Sede Administrativa ou na Sede Campestre do Sindicato, começaram em 2018, quando foi formado o Grupo Operativo em Desenvolvimento dos Aposentados, e conta hoje com cerca de 100 participantes.

O Grupo foi formado justamente com o objetivo de incluir os aposentados e pensionistas nas atividades sindicais. Dessa forma, eles comparecem livremente aos eventos informados e participam, durante o ano todo, de diversas atividades e dinâmicas que propiciam o movimento. As atividades, pensadas do ponto de vista ocupacional, são desenvolvidas de forma divertida e inclusiva, buscando como resultado uma melhor integração de todos.

Da cabeça aos pés 

Por meio dessas atividades, o calendário social dos professores e professoras aposentados do SINTEAC fica repleto acontecimentos, comemorações e datas festivas, como o Dia Nacional do Aposentado, que aconteceu em janeiro, a Tarde Carnavalesca, em fevereiro, o Dia Internacional da Mulher, em março, e o Dia das Mães, em maio. Todos comemorados à maneira tradicional, mas também trabalhados de forma terapêutica. Como em maio, por exemplo, com a proposta: “Reflexões sobre a maternidade, a visão sobre ser mãe e, após ser mãe, permitir às filhas serem também mães e, consequentemente, tornar-se avó”.

No mês de junho, além das tradicionais festas juninas, como a “Tarde caipira”, na Sede Campestre do SINTEAC, as aposentadas e aposentados também foram às ruas de Rio Branco para panfletar em defesa do “Junho Violeta”, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Foi um dia de muita mobilização e distribuição de panfletos, que traziam a frase “Violetas contra a Violência – Dignidade e Respeito com a Pessoa Idosa”. 

 

Vivendo e acolhendo

O Grupo ainda desenvolve atividades como apoio ao empreendedorismo, por meio do Projeto Vendas/OLX Dos Aposentados. A ideia surgiu da observação da movimentação dos aposentados, diante de suas vendas em busca de renda extra, nos grupos de aposentados do Sindicato. Por tanto, a ideia de formar um grupo de interação e trocas para vendas, além de fomentar o empreendedorismo da pessoa idosa, também é uma forma de movimento diante da vida.

Além disso, o Grupo também promove visitas domiciliares a seus filiados, com o intuito de resgate e inclusão dos aposentados e aposentadas que se encontram acamados e/ou enfermos e com pouca mobilidade, a fim de oferecer acolhimento e conforto diante de situações de impossibilidade de movimento ou mobilidade reduzida. Enfim, todos são acolhidos, socializados, cuidados e respeitados como precisam e merecem.