Escrito por: CNTE
A luta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) pela defesa de aposentados, que já derrubou o desconto de 14% na previdência estadual da categoria, realizou encontros em todas as regiões do estado e organizou Coletivos de Aposentados e Aposentadas, em suas regionais, para reforçar a participação destes(as) em lutas como a defesa da paridade, que vários prefeitos tentam burlar.
Uma das principais frentes de atuação do Sinteal é a luta pelos aposentados e aposentadas da Educação. O Sindicato tem trabalhado muito, não só para garantir os direitos das educadoras e dos educadores, mas também para valorizar, cada vez mais, aqueles que dedicaram as suas vidas para construir uma Educação pública de qualidade. Dois bons exemplos são a luta para derrubar o desconto previdenciário de 14% (que afetou servidores aposentados do estado de Alagoas), e os Ciclos de Encontros de Aposentados promovidos pelo Sindicato.
Contra os descontos
A luta contra o desconto de 14% começou em 2019, quando o governo do estado sancionou a reforma da Previdência estadual e, não só aumentou a alíquota de 11% para 14%, como incluiu os aposentados no desconto. E só parou em junho de 2021, quando o governador recuou, reconheceu o erro e acabou com o desconto para aposentados e aposentadas. Nesse meio tempo, uma pandemia levou todos para casa, mas nem mesmo ela arrefeceu a luta, que se intensificou nas redes durante o isolamento social. Aconteceram lives e debates virtuais com a categoria, bem como uma campanha publicitária com veiculação na TV local e nas mídias sociais.
Hoje, o sindicato segue na luta para garantir que o que foi retirado, no período de aplicação do desconto, seja devolvido às aposentadas e aos aposentados. “Desde a aprovação na Assembleia Legislativa, vínhamos alertando sobre a ilegalidade e a inconstitucionalidade da medida, que deixou trabalhadores e trabalhadoras, aposentados e pensionistas, com um prejuízo enorme”, explica a vice-presidente do Sinteal, Consuelo Correia. “Queremos a reparação das perdas que todos sofreram”, complementa.
Pelos encontros
Na opinião da secretária de Aposentados do Sinteal, Margarida Alves, os Encontros realizados entre 2022 e 2023, em todas as regiões de Alagoas, foram as experiências mais gratificantes. “Sentimos que a pandemia pesou para todo mundo. Para aposentadas e aposentados foi ainda mais difícil, porque sem o trabalho já é muito comum o isolamento e, nessa situação, ficou terrível. O medo, a tensão e o distanciamento, por tanto tempo, tomaram conta da nossa categoria. Pensamos numa forma de promover o contato direto e o convívio social através de uma agenda de encontros”, conta Margarida.
Diferente do formato realizado anteriormente, em que havia um encontro estadual com alguns representantes dos municípios, desta vez, vários encontros intermunicipais foram promovidos, ampliando a participação e atingindo pessoas que não costumavam frequentar antes. Foram momentos de discussão sobre a agenda de lutas, as condições de vida das aposentadas e dos aposentados, também de desabafo e acolhimento, complementados por muita música, alegria e diversão.
Com essa estratégia, os Núcleos Regionais foram provocados a também organizar os seus Coletivos de Aposentados da Educação, com o objetivo de implementar as iniciativas debatidas por centenas de participantes nos encontros, além de reforçar a participação de aposentadas e aposentados em lutas como a defesa da paridade por exemplo, e em todas as movimentações da categoria.