Escrito por: CNTE

Sugestão de atividades

CIDADANIA DIGITAL

As medidas de contenção do vírus, como o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais, aumentaram a necessidade de saber lidar cada vez mais cedo com o ambiente digital. Veja a seguir sugestões de aula que podem explorar o tema da cidadania digital, adaptando conteúdos para crianças e adolescentes.

Inclusão digital
Convidar estudantes para debater o tema da acessibilidade na internet: desde o acesso à internet como direito fundamental passando pela acessibilidade para cegos, surdos, pessoas com mobilidade reduzida e dentre outros públicos. Pesquisar quais leis existem sobre o tema e fomentar atitudes práticas e individuais que podem ajudar na inclusão, como por exemplo descrever fotos para que programas de leitura para cegos possam acessar as imagens; colocar audiodescrição em vídeos para quem não pode ouvir; e pesquisar estratégias para incluir todos os tipos de público.

Terra de ninguém? Crimes virtuais
Propor uma roda de conversa partindo da seguinte questão: pode publicar tudo na internet? Debater quais são os limites de publicação de fotos e vídeos de outras pessoas, discutir plágio e direitos autorais, além de estimular que os estudantes pesquisem sobre os crimes de difamação, calúnia e injúria, e outros, como a pornografia de vingança, que podem ocorrer em ambiente virtual. Propor para os estudantes a elaboração de um guia de etiqueta na internet com as principais regras de convivência nas redes sociais digitais.

Privacidade e segurança: como cuidar de dados pessoais
Abordar o que são os dados pessoais sensíveis e que não podem ser divulgados nas redes, como endereço, número de telefone e documentos, bem como dados que são aparentemente inofensivos, mas que revelam hábitos e trajetos e podem trazer vulnerabilidade. Estimular a reflexão sobre os riscos dos dados que são expostos voluntariamente em aplicativos, redes sociais e sites diversos e propor uma pesquisa sobre boas práticas de proteção de dados na internet.

Como identificar fake news ?
Criar seminários para discussão sobre o que são "fake news " e como elas são produzidas. Identificar quais são as principais armadilhas, buscando entender porque é tão fácil cair numa notícia falsa e repassá-la; explicar a importância de identificar quem são os autores de textos ou imagens e como fazer para verificar se uma informação é verdadeira a partir de fontes oficiais. Elaborar com os alunos uma espécie de manual para identificar e não passar uma "fake news " para frente.