Escrito por: CNTE

Concurso da CNTE vai levar 5 jovens a Brasília para apresentarem projetos de melhoria da educação

Inscrições estão abertas para trabalhadores de escolas públicas com idade até 35 anos 

cnte concurso projetos materia site

Estão abertas as inscrições para o concurso Juventude que Muda a Educação Pública, promovido pela CNTE e suas entidades filiadas. De 10 de outubro a 20 de novembro de 2023, trabalhadores (as) em educação de todo o Brasil, com até 35 anos de idade, poderão compartilhar os projetos que desenvolvem na escola ou na comunidade, com foco na promoção dos Direitos Humanos, Inclusão e Ações Educativas Emancipadoras.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Segundo Bruno Vital, coordenador  do Coletivo da Juventude da CNTE, além de ter como proposta resgatar a autoestima desses profissionais, o concurso busca dar visibilidade às ações positivas que trazem resultado pela melhoria da qualidade da educação pública. 

“Queremos, ainda, aumentar a aproximação de jovens trabalhadores com o movimento sindical, fortalecendo a identidade deste público com as pautas educacionais da nossa classe”, explica. “Vamos dar visibilidade à discussão dos temas da juventude dentro dos sindicatos e valorizar suas ações Brasil afora”, informa. 

Para Luiz Felipe Krehan, que divide a Coordenação do mesmo Coletivo com Bruno, o jovem tem uma imensa força de vontade de transformar a sociedade e há muitos exemplos de como fazer isso por meio da educação. 

“Há muitos jovens que se desdobram para conseguir dar o melhor para seus alunos, seja no local de trabalho ou em projetos voluntários fora do ambiente escolar. São essas pessoas que queremos reconhecer”, conta Luiz. 

AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO

Os projetos inscritos serão avaliados, inicialmente, pelos sindicatos filiados à CNTE do respectivo Estado onde a inscrição foi realizada. Após a triagem, a CNTE vai escolher o projeto-destaque de cada Estado e, depois, haverá a seleção das melhores iniciativas de cada região do Brasil. 

Os/as autores/as das cinco melhores propostas - do Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste - serão convidados (as) a apresentarem as ações em um evento nacional de educação, a ser realizado em Brasília, em 2024. 

COMO SE INSCREVER

Serão aceitos projetos implementados, ou ainda em execução, no ano de 2023. Siga o passo a passo, a seguir, para concluir a sua inscrição: 

1) Descreva seu projeto em um documento de até três páginas, incluindo: 

Acesse o formulário e inscreva-se!