A 23ª edição da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública conta com uma programação formada por atividades diárias de 25 a 29 de abril de 2022, que serão realizadas de modo virtual, ainda devido aos cuidados decorrentes da pandemia do Covid-19.
>> Saiba mais sobre o evento.
Confira os palestrantes e mediadores já confirmados:
25/04 – Reforma do Ensino Médio versus Currículo Integral
Palestrante: Fernando Cássio
Professor de políticas educacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC). Integra a Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e o comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Mediação: Guelda Andrade - Secretária de Assuntos Educacionais da CNTE
26/04 – Piso e Carreira decentes para os profissionais da educação
Palestrante: Marcos Alexandre dos Santos Ferraz,
Professor associado do setor de educação da Univesidade Federal do Paraná (UFPR)
27/04 – O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade
Palestrante: Luiz Fernandes Dourado
Professor Emérito da UFG. Doutorado em Educação pela UFRJ e Pós-doutorado na EHESS/Paris. Dirigente da Anped e Anpar.
Mediação: Valéria Silva - Secretária Executiva da CNTE
28/04 – Um Projeto de Educação que garante uma Nação Soberana
Palestrante: Celi Taffarel
Doutora em educação com estudos de pós doutoramento em Oldenburg, Alemanha. Ex-diretora da Faculdade de Educação UFBA. Com 361 textos publicados em livros e periódicos. Formou mais de 80 mestres e doutores. Supervisora de pós doutores. Ex secretaria do ANDES SN , compõe direção CUT BAHIA. Sou militante desde a fundação do PT e milito em movimentos populares de luta social. Professora participante especial do programa de pós graduação da FACED UFBA E professora visitante no Programa de pós graduação em Ensino e formação de professores da UFAL ARAPIRACA Agreste Alagoano.
Mediação: Antônio Marcos R. Gonçalves
29/04 – Paulo Freire Vive em cada Educador Brasileiro que Luta por Educação e Qualidade, no chão da Escola Pública
José Paulino Peixoto Filho. Mestre em educação UFPE. Servidor público / Analista em Gestão - Secretaria de Educação de PE. Professor Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Mediação: Guilherme Mateus Bourscheid - Secretário Executivo da CNTE
O tema "A educação no centro do projeto de Nação: Um outro Brasil é possível!" promove a reflexão de que a soberania nacional e popular exige um projeto educacional articulado, construído em bases sólidas e democráticas, considerando que uma nação soberana deve estar vinculada a um Projeto Emancipador de Educação. As lives serão transmitidas pela página da CNTE no Youtube.
>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRETO COM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS CARDS DA PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DAS LIVES E TEMAS
>> BAIXE O MATERIAL DE DIVULGAÇÃO (CARDS DO TEMA GERAL PARA REDES SOCIAIS)