Os servidores públicos estaduais em greve realizam nesta terça-feira (09/07) mais ato público em Curitiba com a participação de caravanas de todo o estado. Após a concentração, marcada para às 9h na Praça 19 de Dezembro, no centro da capital, os trabalhadores vão caminhar até o Palácio Iguaçu, sede do governo. O protesto deve superar o número de participantes registrado no ato estadual anterior, realizado no dia 1ºde julho, que contou com mais de 15 mil.
Em greve desde 25 de junho, funcionários da educação básica e superior, saúde, meio ambiente, agricultura e segurança pública exigem do governador Ratinho Junior (PSD) o pagamento da reposição salarial. A data-base das categorias venceu no dia 1º de maio, com inflação de 4,94% apurada no período. No total, o governo deve mais 17%, já que os rendimentos do funcionalismo estão congelados desde 2016.
Oficialmente, até agora o governo anunciou pagar apenas 0,5% a partir de outubro. A oferta foi rejeitada e aumentou a adesão ao movimento grevista. As negociações continuam e os trabalhadores aguardam uma nova proposta.
(APP-Sindicato-Paraná, 08/07/2019)