banner site cnte 2019 banners giro pelos estados

A próxima semana será de fortes atos em defesa dos direitos dos educadores gaúchos. No dia 02, em protesto ao 45º mês de atraso e parcelamento dos salários, professores e funcionários irão paralisar as atividades nas escolas públicas estaduais de todo o estado.

A pauta de reivindicação da categoria exige reposição emergencial de 28,78%, pagamento em dia e realização de concursos públicos para professores(as) e funcionários(as) de escola.

No dia 27 deste mês, o CPERS protocolou um pedido de inspeção extraordinária das contas do Estado no TCE, questionando a continuidade da política de atraso, parcelamento e congelamento salarial apesar do crescimento das receitas.

Na terça-feira, dia 03, ocorrerá o Ato Estadual em Defesa dos Contratados, pela não demissão, por concurso público e reajuste salarial. A manifestação, que contará com a presença de centenas de educadores de diversas regiões do Estado, ocorrerá na Praça da Matriz a partir das 10 horas.

O objetivo é pressionar os(as) deputados(as) para que aprovem a emenda parlamentar ao projeto de lei PL 392/2019 que autoriza o Poder Executivo a realizar a contratação emergencial de 5 mil professores(as) e sinaliza para a realização de concurso público a partir de 2020. Protocolada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon, a emenda propõe garantir a manutenção dos atuais contratos emergenciais até que sejam substituídos por nomeados.

O CPERS defende o teor da emenda, bem como a realização imediata de concursos públicos.

Fonte: CPERS (30/8/2019)

NOTÍCIAS RELACIONADAS: