2020 06 29 giro sindeducacao

Comemorando um São Joao de forma diferente e obedecendo as recomendações de distanciamento social, a Secretaria dos Aposentados do Sindeducação organizou na última quarta-feira, 24, a tradicional reunião das professoras aposentadas em formato de festa junina virtual por meio da plataforma Zoom. Na oportunidade, as professoras também homenagearam a Cultura do Maranhão.

Alegria, disposição e muita criatividade deram o tom do encontro online. De acordo com a secretária dos Aposentados, professora Mary Lourdes, a data não poderia passar em branco, já que o Dia de São João é um dos momentos mais aguardados do ano pelos amantes de festas juninas, época que reúne milhares de pessoas em vários locais da capital maranhense como o Centro Histórico de São Luís e arraiais em diversos bairros. “A celebração do sindicato exaltou as brincadeiras, o colorido, a culinária e rica história e cultura do nosso estado”, pontou.

“Todos os anos é grande a expectativa do povo maranhense para as festas juninas. A espera é grande para prestigiarmos o Bumba-meu-boi, apresentação de grupos juninos, as procissões religiosas, além de outros marcos dessa época, portanto, tínhamos que celebrar a data, encontramos uma maneira segura e divertida para a comemoração, explicou Mary Lourdes.

A iniciativa contou uma programação especial, as participantes – que estavam caracterizadas com roupas e adereços juninos, entraram no clima, e, mesmo não podendo prestigiar presencialmente o espetáculo de cores e ritmos neste mês atípico, falaram da importância de se manter viva a cultura popular maranhense, relembrando suas raízes e os bons momentos já vivenciados no período junino em suas vidas, reforçando a esperança de dias melhores para todos e que, em 2021, tudo possa ser como era antes, que, com fé e otimismo, São Luís volte a ser palco de um grande festejo, que todos os corações possam vibrar com as toadas de Bumba-meu-boi no próximo ano. Na oportunidade, ainda houve sorteio de brindes.

(Sindeducação, 26/06/2020)