2021 04 23 giro Sinproesemma

Teve início na manhã desta terça-feira, 20, a Campanha de Vacinação dos Trabalhadores em Educação contra a Covid-19 no Maranhão. A imunização dos educadores é uma reivindicação do Sinproesemma que desde o início do ano vem solicitando ao governo a imunização da categoria e de toda a comunidade escolar, através da campanha “Trabalhadores em Educação e Comunidade Escolar, Vacina Já!”

“Com muita felicidade e com o coração repleto de esperança é que iniciamos a campanha de vacinação dos trabalhadores em educação. A vacinação é uma reivindicação do Sinproesemma e que o governo, entendendo da necessidade e da legitimidade desse pleito, está iniciando hoje”, relatou o secretário de Educação, Felipe Camarão.

Os profissionais da educação com 55 anos ou mais é o primeiro grupo apto a vacinar e em São Luís está sendo realizada no drive-thru no São Luís Shopping, no IEMA Rio Anil (Cintra) e no Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (CEJOL). Em Imperatriz, a vacinação acontecerá no Imperial Shopping e nas demais cidades do Estado já foram indicadas escolas que funcionarão como posto de vacinação. Serão imunizados todos os trabalhadores em educação da ativa das redes estadual, municipal, federal e particular.

“Vamos ter a vacinação em todos os 217 municípios do Estado, sendo que os municípios irão vacinar a rede municipal e privada e o Estado a rede Estadual e Federal. Temos um cronograma de dois, três meses para a vacinação dos trabalhadores em educação e vamos vacinar cem por cento da categoria”, disse o secretário de Saúde, Carlos Lula.

Para vacinar, o educador deverá apresentar o contracheque ou declaração de vínculo emitida pelo serviço onde o trabalhador da educação está cumprindo a sua função, documento de identificação, cartão SUS e Cartão de Vacinação (Caso o trabalhador não tenha, será emitido no local). Durante a solenidade, o trabalhador em educação, Raimundo Gomes, recebeu a primeira dose da vacina. “Estou muito emocionado. É um sonho que estou realizando. A vacinação vai abrir novos horizontes e perspectivas”, disse Raimundo.

A vacinação para a professora de língua portuguesa, Ângela Maria Silva Souza, teve uma importância ímpar. “Não tem explicação esse momento. Estou vivendo um momento ímpar, recebendo a vacinação no dia do meu aniversário. Estou muito feliz e confiante. Viva os Servidores Públicos, viva o SUS”, comemorou a professora.

Para Raimundo Oliveira, esse é mais uma grande vitória dos trabalhadores em educação. “Uma grande vitória para os trabalhadores em educação do Maranhão. Desenvolvemos essa campanha de vacinação por entender que somente com a imunização é que poderemos ter um retorno seguro das aulas nas redes de ensino do Maranhão.

O início da imunização da nossa categoria representa um avanço e mais uma conquista do Sinproesemma e acima de tudo representa a preservação do nosso bem maior que é a vida” pontuou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

(Sinproesemma, 23/04/2021)