2021 12 18 giro sintet to

 

Foi homologado pela justiça nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro de 2021, o Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e o município de Guaraí, que garante aos professores o pagamento do Piso Salarial e das progressões atrasadas.

O Acordo é fruto de uma longa trajetória de luta realizada pelo Sindicato na defesa dos Profissionais da Educação, iniciada ainda no ano de 2017, ano em que o Sindicato e seus Sindicalizados iniciaram uma série de atos públicos reivindicando o pagamento de seus direitos.

Além das manifestações, ao longo desses anos foram várias as reuniões em que o Sintet buscou regularizar junto a Prefeitura, os pagamentos dos direitos dos Profissionais da Educação, sem que até então houvesse resposta do pagamento aos servidores.

O Sindicato então promoveu ações judiciais buscando o recebimento do Piso Salarial do Magistério e do pagamento e das Progressões e Titularidades, sendo que a ação do Piso foi julgada procedente em duas instâncias.

Em dezembro de 2021, após várias tratativas entre a Gestão Municipal e o Sindicato, foi firmado o acordo que irá beneficiar centenas de professores, restituindo-lhes seus direitos atrasados há anos.

“É um momento de grande comemoração para todos, contudo, é preciso lembrar que a luta incansável pelos direitos, via administrativa e judicial, feita pelo Sindicato e seus sindicalizados é que resultou na vitória hoje experimentada pela categoria”, disse a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos.

O Sintet já inseriu no processo mais de noventa Termos de Anuência em favor dos Professores que tão logo receberão os valores devidos pela Prefeitura.

(Sintet-TO, 18/12/2021)