[MT] Seduc-MT protela contratação de profissionais da educação e estudantes ficam sem aulas
Apesar da aula inaugural promovida pela Secretaria de Estado Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), na abertura do ano letivo de 2023, em 3 de fevereiro, boa parte dos estudantes da rede estadual de Mato Grosso permanece sem aulas, por falta de professores.O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vem registrando as reclamações que chegam na e...
Publicado: 14 Fevereiro, 2023 - 09h28
Escrito por: CNTE

Apesar da aula inaugural promovida pela Secretaria de Estado Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), na abertura do ano letivo de 2023, em 3 de fevereiro, boa parte dos estudantes da rede estadual de Mato Grosso permanece sem aulas, por falta de professores.
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) vem registrando as reclamações que chegam na entidade. Entre elas, o fato de dez dias corridos do calendário escolar, que assegura 200 dias letivos obrigatórios, os estudantes se avolumam nos pátios ou em salas de aulas enquanto aguardam que as Diretorias Regionais de Ensino (DRE’s) resolvam o problema criado pelo ‘Sistema’ da Seduc-MT.
Segundo gestores escolares, o “sistema” culpado pela falta de professores nas escolas é o mesmo desde de 2021, quando o Processo de Atribuição de Aulas (PAS) foi implementado, já não deu certo. Somasse a ele, a mudança no sistema de formação de turmas, que só permite abrir uma sala de aula a cada 30 estudantes, e 35, para turmas do ensino médio.
A prática tem gerado atraso na contratação de professores substitutos. Em algumas escolas, com as turmas sendo abertas com as aulas iniciadas, e devido a impossibilidade do contrato retroativo, muitos docentes só serão contratados em Março. Enquanto isso, os estudantes ficam sem ter o que fazer, circulando nos pátios das escolas enquanto a gestão tem que arregimentar todos os profissionais disponíveis para tomar conta dos alunos.
>> Leia a matéria completa no site do Sintep/MT
(Sintep/MT, 13/02/2023)