banners mocao de apoio 2

O Conselho Nacional de Entidades – CNE, instância deliberativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, que reuniu em Brasília nos dias 14 e 15 de setembro de 2017 mais de 100 representantes de suas entidades de base filiadas, vem a público prestar apoio ao Ato Cultural em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos de Pesquisa no dia 17 de setembro na cidade de Belém/PA.

Sob o mote “Educação e Ciência para um Brasil soberano e inclusivo”, a manifestação está sendo convocada pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, União Nacional dos Estudantes – UNE, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, Associação de Docentes da UFPA – Adulfpa, Diretório Central dos Estudantes – DCE da UFPA e outras entidades.

O ataque brutal do atual governo golpista perpetrado contra a educação pública, em todos os seus níveis, é um ataque à própria ciência brasileira e, sem dúvida, põe em risco o futuro do país. As medidas tomadas pelos usurpadores da democracia são de uma virulência nunca vista no Brasil: esse conjunto de medidas, dia após dia, confirmam o cenário desolador para os destinos da educação e da ciência brasileiras, que começou com a promulgação da Emenda Constitucional nº 95, no final do ano de 2016, que congelará os recursos para essas áreas para os próximos 20 anos(!!!). Se não bastasse essa medida draconiana, depois disso só vieram notícias que davam conta de cortes orçamentários vertiginosos nas universidades e institutos de pesquisa federais. Um verdadeiro crime de lesa-pátria!

Os/as educadores/as brasileiros/as da educação básica estão cientes desse cenário avassalador na educação superior brasileira porque também padecem do mesmo problema e têm à sua frente os mesmos desafios. A derrota desse governo golpista e corrupto é iminente e terá a contribuição preponderante das lutas sociais travadas e protagonizadas por todos os brasileiros verdadeiramente comprometidos com o futuro da nação. Lutas como essa que se dará nesse próximo dia 17 de setembro na Praça da República, em Belém, a partir das 10:30h da manhã. Estamos juntos por uma educação e ciência para um Brasil soberano e inclusivo!

Brasília, 15 de setembro de 2017
Conselho Nacional de Entidades - CNE