banners mocao de apoio 2

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos profissionais do setor público da educação básica brasileira, torna público o seu mais irrestrito APOIO aos trabalhadores em educação do Estado de Rondônia e ao seu combativo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia - SINTERO.

Em reunião no dia de ontem (27/02), por meio de sua Mesa de Negociação Permanente, representantes do Governo do Estado, da Direção Executiva do SINTERO e de todas as diretorias regionais continuam no impasse que já dura desde o último dia 21 de fevereiro, quando foi deflagrada a greve da categoria. As reivindicações dos trabalhadores em educação do Estado foram mais uma vez negadas pelo governo que, de forma recorrente, vira as costas para o atendimento do Piso Nacional do Magistério, de sua própria lei estadual, que instituiu o Plano Estadual de Educação e do piso salarial para os técnicos educacionais.

O governo insiste em não se sensibilizar com a demanda da categoria, que em uma greve heroica, já mobiliza, em média, cerca de 60% da categoria em todas as regionais. A educação pública só pode ser valorizada com ações de governo concretas, e não com meras palavras. Não é possível que o governo insista em oferecer aos educadores percentual de reajuste inferior ao prescrito na Lei Nacional do Piso do Magistério. E, ainda por cima, falar sem o menor constrangimento, em plena Mesa de Negociação Permanente, de demissão de professores emergenciais para arcar com o reajuste dos professores concursados. Parece não haver mais limites no bom senso!

A educação do Estado de Rondônia exige respeito! E só se dará respeito à educação quando os seus trabalhadores forem respeitados! É ultrajante um Estado da Federação não conseguir articular meios de viabilizar o pagamento do reajuste salarial aos seus educadores. Não permitiremos o sucateamento da educação pública do Estado! Lutaremos até o fim pela valorização salarial dos trabalhadores em educação!

Todo apoio aos educadores em greve do Estado de Rondônia! Todo apoio ao seu SINTERO, que nunca titubeou na defesa dos trabalhadores em educação do Estado! Os trabalhadores em educação de todo o país manifestam seu mais irrestrito apoio à greve dos companheiros e companheiras! Até a vitória!

Brasília, 28 de fevereiro de 2018

Diretoria Executiva da CNTE