Moção de apoio à greve dos trabalhadores em educação do estado de Mato Grosso
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade que representa os/as trabalhadores/as da educação básica pública no Brasil, vem por meio desta manifestar o seu mais irrestrito apoio à greve deflagrada no dia de hoje pelos profissionais da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.O atual momento brasileiro, marcado por inúmeros ataques à educação p...
Publicado: 27 Maio, 2019 - 14h49
Escrito por: CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade que representa os/as trabalhadores/as da educação básica pública no Brasil, vem por meio desta manifestar o seu mais irrestrito apoio à greve deflagrada no dia de hoje pelos profissionais da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.
O atual momento brasileiro, marcado por inúmeros ataques à educação pública em nosso país e também aos direitos de seus/uas trabalhadores/as, exige de todos nós a bravura necessária para enfrentar o descaso com que os gestores públicos, de todos os níveis da Federação, tratam a educação. Não é diferente agora com o caso dos profissionais da rede de ensino do Estado de Mato Grosso. O Governador Mauro Mendes insiste em lançar mão de argumentos fiscalistas para justificar o seu descaso com a educação pública do Estado. Ora, a Lei de Responsabilidade Fiscal não pode se sobrepor à responsabilidade social e ética que todo governante deve ter com o seu povo e, em especial, com a educação de sua população.
O argumento usado pela equipe econômica do governador, na reunião da última sexta-feira (24/05) com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – SINTEP/MT, mais uma vez tenta esconder da população que os recursos para atender as demandas econômicas dos/as educadores/as do Estado existem se o Governador Mauro Mendes cumprir o artigo 245 de sua Constituição estadual, que prevê os recursos para a educação pública de sua rede de ensino. O que falta é vontade política para dar solução a essas demandas. E vontade política só existe em quem é guiado por imperativos éticos que, no âmbito da gestão pública, indicam que o gestor deve sempre dar prioridade às áreas sociais de seu governo.
O apoio de todos os/as trabalhadores/as em educação do país a essa greve deflagrada pelos companheiros e companheiras de Mato Grosso se presta a ser uma injeção de ânimo nesses tempos difíceis por quais passamos todos/as. Nossos direitos e conquistas só foram efetivados com muita luta e perseverança, e agora não será diferente.
Todo apoio ao SINTEP/MT!
Toda solidariedade, de todo o Brasil, a mais essa jornada de luta dos/as companheiros/as de Mato Grosso!
Brasília, 27 de maio de 2019
Direção Executiva da CNTE