GREVE

banner solidariedadE3
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos profissionais da educação básica do setor público brasileiro, vem por meio desta se solidarizar de forma incondicional com o movimento grevista dos/as educadores/as do Estado do Rio Grande do Sul e ao seu sindicato CPERS.

 

Em resposta a denominada “Reforma Estrutural” do Governador Eduardo Leite, e depois da exitosa paralisação de todas as carreiras de servidores públicos do Estado no último dia 14, os/as educadores/as estaduais decretaram greve por tempo indeterminado desde o dia 18 de novembro. O pacote de maldade do Governo Leite traz enormes prejuízos ao conjunto dos/as trabalhadores/as do setor público do Estado e a resposta está vindo das ruas de todas as suas cidades, já que o gestor faz ouvidos moucos às reivindicações das categorias.

É draconiana a medida que, na prática, põe fim às progressões das carreiras, deixando-as à mercê da boa vontade dos administradores de plantão, o que, em última instância, fere o princípio da legalidade e impessoalidade da administração pública. Acabar com as gratificações por tempo de serviço implica em outra maldade do governador que criará uma distorção sem precedente na organização das carreiras do Estado, pondo fim, a rigor, ao próprio conceito de carreira. A cobrança de alíquota previdenciária ao/à servidor/a aposentado/a é outra aberração que expressa uma injustiça sem tamanho feita a servidores que recebem pouco mais de um salário mínimo.

No campo propriamente da educação, é inadmissível o quinto Estado mais rico da Federação pagar um dos piores salários para os/as seus/uas professores/as. É importante deixar claro que esse pacote do Governo Leite é um projeto liberal e de massacre da classe trabalhadora levado a cabo pelo Governo Bolsonaro. Todo nosso apoio às educadoras e educadores do Rio Grande do Sul! Como dizia o poeta, estes que atravancam nosso caminho, passarão!

Brasília, 20 de novembro de 2019
Direção Executiva da CNTE

NOTÍCIAS RELACIONADAS: