REPÚDIO

 

banner site cnte 2019 banners mocao

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, entidade representativa dos profissionais da educação básica do setor público brasileiro, expressa o seu repúdio ao prefeito de Santana do Parnaíba, município da zona oeste da região metropolitana de São Paulo. Mesmo com o pai acometido pela grave infecção do Coronavírus, o deputado estadual Marmo Cezar, o prefeito de Santana do Parnaíba insiste em manter as escolas como ponto de aglomeração para a distribuição de marmitas às famílias da comunidade escolar.

A vida dos profissionais em educação, em especial das merendeiras das escolas, mas também a de todas as famílias que, diariamente, têm que se deslocar até às portas das unidades escolares para buscar a sua alimentação escolar, não valem menos do que a de seu próprio pai. Existem outras formas mais eficientes de se manter a política de alimentação escolar no município, preservando o tão necessário isolamento social que o grave momento exige. Fazer das escolas um ponto diário de aglomeração para essa ação é absolutamente contraproducente.

Essa ação temerária fomentada pela gestão municipal já vitimou, inclusive, o professor Fábio Leandro Ponzo, vitimado fatalmente pela COVID-19 no último dia 02 de agosto. O professor Fábio era um desses profissionais que se viu obrigado pela gestão municipal a realizar essa distribuição de marmitas nas escolas do município. Quantos mais precisarão morrer para que o prefeito Elvis Cezar assuma uma postura responsável com os cidadãos de sua cidade?

O momento exige o isolamento social e cuidado com a vida de todos! Não nos iludamos com as pressões exercidas pelo poder econômico para retomar a normalidade de forma açodada. O papel maior de qualquer gestor público é cuidar de nosso povo! O prefeito devia se inspirar nas declarações públicas de seu próprio pai que, nas redes sociais, deu um depoimento comovente de como essa doença é avassaladora. A morte do professor Fábio Ponzo pode ser colocada na conta dessa ação descabida de fazer a distribuição da alimentação escolar na porta das escolas, expondo a vida dos/as trabalhadores/as em educação da cidade e das próprias famílias.

Estamos atentos aos casos que, como esse, não respeitam a vida e o cuidado tão necessários que o momento grave por qual atravessa o país submete a todos/as nós! Cobraremos dos gestores municipais, até judicialmente, se for o caso, a responsabilidade exigida pelos cargos que ocupam. A defesa da vida é nossa bandeira maior! E as condições de assegurá-la, em especial nesse momento de pandemia, é de responsabilidade de todos, mas em especial dos gestores públicos. Em Santana do Parnaíba, isso cabe ao prefeito Elvis Cezar! E isso dele cobraremos!

Brasília, 07 de agosto de 2020

Direção Executiva da CNTE